Pintando com Aquarela

História das Artes > Olho-vivo > Ateliê > Pintando com Aquarela
Pintando com Aquarela
   

Essas tintas são, na verdade, feitas de pigmentos de cor suspendidos em uma base solúvel em água. O controle da adição de água é o que dará o efeito de uma pintura com mais luz ou mais intensa. As tintas aquareladas são ideais para a paisagens, marinhas, pequenos objetos. Material: tintas aquareladas estão disponíveis em forma de tubos ou pastilhas ou lápis aquarelado. Elas podem ser classificadas de acordo com a sua propriedade: transparentes ou opacas. As cores transparentes permitem que você veja o tom branco do papel, o que dá um efeito mais luminoso. Cores opacas podem ser bastante vívidas, mas bloqueiam a luz refletida no papel.

Pincéis: redondos: nº 5, para detalhes, e nº 10. Sempre com uma boa ponta para segurar a tinta. Pincel chato e macio para espaços maiores e efeitos desbotados.

Papel: é fundamental a escolha de bons papeis, para que não formem bolhas ou rasguem em contato com a água e atrapalhem a pintura. Para iniciar escolha um papel com gramatura mais alta.

Paleta: escolha um prato grande para dispor as cores que for usar no trabalho, fazendo a sua própria paleta .

Material para limpeza: use panos macios para limpar os pinceis e coloque-os sobre uma folha de papel toalha, não deixe mergulhado na água.

Local: escolha um local confortável, com uma boa iluminação natural ou com uma boa luminária. Deixe ao alcance da mão todo o material que você necessitar para não interromper a sua pintura.

Com tudo adquirido prenda o papel com fita crepe sobre um papelão. Caso você queira esboçar o seu desenho antes de iniciar a pintura, faça com lápis levemente, porque ficará visível após a aplicação da tinta. Escolha uma cor de tinta e aplique uma ou duas gotas em sua paleta de mistura.

Mergulhe o pincel na água e use-o para absorver a tinta escolhida. Caso você use mais cores, disponha-as longe da outra e não esqueça de lavar o pincel entre o uso de cores.

Use inicialmente pouca água e se necessário vá colocando mais. Comece com uma pequena quantidade e agregue mais, de acordo com a necessidade.

Preencha a sua paleta com as diferentes cores que estão sendo usadas. Aplique uma pequena quantidade de cada cor em espaços individuais.

Dicas importantes:

  • A pintura aquarelada, ao secar, adquire uma intensidade muito mais fraca do que quando está ainda úmida. Tenha isso em mente ao definir se você deseja tornar uma cor mais clara ou mais escura.
  • Tente não exagerar na mescla de cores. Elas não precisam ficar completamente misturadas. Uma pincelada pode conter gradações diversas de cor, no lugar de um único tom. Isso é justamente parte da beleza existente na aquarela.

Veja os modelos:

Que tal agora preparar o material para sua pintura com aquarela?
Siga o roteiro e faça a sua obra de arte.

 

Fotografe a sua pintura aquarela e divulgue nas redes sociais, usando #historiadasartestalento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: