Pintura de Vasos Gregos

História das Artes > Sala dos Professores > Pintura de Vasos Gregos
Pintura de Vasos Gregos

O principal interesse do estudo da pintura de vasos gregos é, mais do que as formas, a maneira como a decoração de figuras se desenvolve a par com avanços em outras artes. Os primeiros vasos da Idade de Ferro (séculos 5-9) têm desenhos abstratos e apenas com estilo geométrico (século 8) surge as figuras numa forma muito estilizada.

As artes do Próximo Oriente introduziram o friso de animais como elemento decorativo principal e inspiraram a técnica das “figuras negras”, onde estas aparecem em silhueta com pormenores gravados e pouca cor.

Cerca de 530 a.C., Atenas inventou a técnica das “figuras vermelhas” em fundo preto. O efeito é muito mais realista e nos vasos de fundo branco surgiu outra técnica inspirada pela aparência dos murais clássicos.

Na segunda metade do século 5, os artistas emigrantes deram origem as escolas importantes no sul da Itália e na Sicília, onde havia uma produção vigorosa desde o século 4. Depois disso, o estilo das “figuras vermelhas” morreu e a decoração dos vasos, na Grécia helenística, tornou-se rara e quase insignificante.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *