Vestimenta mais antiga do mundo?

História das Artes > Sala dos Professores > Vestimenta mais antiga do mundo?
Vestimenta mais antiga do mundo?

Por meio de testes de radiocarbono, cientistas da Universidade de Oxford comprovaram que o vestido Tarkhan, exposto atualmente no Museu Petrie de Arqueologia Egípcia, é a vestimenta de tecido mais antiga do mundo.

O estudo, publicado na revista “Antiquity’s Project Gallery” em 2016, estabeleceu que a peça foi produzida entre 3.482 e 3.102 a.C.

Os resultados do novo estudo indicam que a peça é mais antiga do que se pensava, precedendo a Primeira Dinastia egípcia.

Os pesquisadores da Universidade de Oxford, liderados por Michael Dee, retiraram uma amostra de apenas 2.24 miligramas do vestido para determinar a quantidade de isótopos de carbono radioativos.

Dessa forma, eles conseguiram indícios científicos de quando o tecido foi feito.

“A sobrevivência de têxteis altamente perecíveis no registro arqueológico é excepcional”,  disse Alice Stevenson na época do estudo a curadora do Museu Petrie de Arqueologia Egípcia.

“Nós sempre suspeitamos que o vestido fosse datado da Primeira Dinastia, mas não éramos capazes de confirmar porque as amostras que eram necessárias para os testes causariam muitos danos ao vestido.”

O vestido Tarkhan foi escavado pelo egiptologista Flinders Petrie em 1913, de uma tumba da Primeira Dinastia em Tarkhan, um cemitério egípcio localizado a 50 quilômetros da capital do Egito, Cairo.

Porém, a peça ficou perdida junto com outros tecidos até 1977, quando foi enviada para o Museu Victoria e Albert, em Londres, para conservação.

-Um pouco sobre a manufatura de tecidos e roupas, de acordo com o estudo “A Vida No Antigo Egito” de Eugen Strouhal

Por conta do clima do país, o povo egípcio era obrigado a usar roupas leves e arejadas.

As manufaturas de tecidos e vestidos eram áreas que permaneceram durante muito tempo nas mãos das mulheres.

Elas realizavam essas atividades dentro de casa, e também eram encarregadas de fiar e tecer nas oficinas que faziam parte das mansões de pessoas mais abastadas.

O linho e a lã eram os materiais mais utilizados; o algodão só se tornou matéria-prima nos tempos ptolomaicos. Para a costura eram utilizadas facas, tesouras e agulhas.

A linha de costura era fabricada com fios de linho torcidos.

 

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Vestimenta mais antiga do mundo?. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/vestimenta-mais-antiga-do-mundo/>. Acesso em 15 Aug 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: