De 23 a 29 de abril, os museus do mundo todo, inclusive aqueles do Governo do Estado de São Paulo participam da #MuseumWeek 2018, ação promovida pelo Twitter para instituições culturais de todo o mundo.
Por desempenhar um papel vital no desenvolvimento da sociedade, cultura, arte, ciência e educação ajudam a construir laços sem fronteiras entre as pessoas. Com base nisso, em 2018, os temas da semana estão relacionados à tolerância, cidadania e convivência. Para cada dia da semana, haverá uma hashtag diferente, representando um tema específico.
A riqueza e a amplitude de ações e atividades realizadas por um museu ganharam projeções maiores nos últimos anos com as mídias sociais. A #MuseumWeek é prova disso, e abriu novas possibilidade de comunicação para a construção de relacionamentos entre as instituições e o público.
“Participar da #MuseumWeek é uma forma de espalhar notícias sobre as nossas atividades para todos os tipos de público, e também de saber mais sobre o que está rolando no mundo das artes. O Paço das Artes quer estar em constante diálogo com seguidores e visitantes”, comenta Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.
Confira a lista dos temas diários:
Segunda-feira (dia 23) – #womenMW
Dia dedicado às mulheres famosas nos campos da história, arte, cultura e ciência, bem como todas aquelas anônimas cujas vidas estruturam nossas sociedades.
Terça-feira (dia 24) – #cityMW
Dia para um olhar especial sobre as nossas cidades, destacando o quanto a instituição compõe o cenário social e é parte integrante da cidade onde está instalada.
Quarta-feira (dia 25) – #heritageMW
Dia para celebrar a herança cultural e social, desde o prédio em que a instituição está instalada até o seu acervo e o desejo de proteger e manter viva essa herança.
Quinta-feira (dia 26) – #professionsMW
Dia para as instituições destacarem as habilidades que as mantêm vivas, ou seja, os profissionais que nela atuam.
Sexta-feira (dia 27) – #kidsMW
Dia para mostrar como cada instituição se dirige às crianças e ainda celebra visões da infância na arte e na cultura.
Sábado (dia 28) – #natureMW
Dia dedicado a mostrarmos a influência da natureza nas instituições.
Domingo (dia 29) – #differenceMW
Dia dedicado a mostrar como as instituições representam a diferença na arte, ciência, história e vida social.