Pesquisar
Close this search box.

Instituto de Arte de Chicago

BOYA Microfone de lapela sem fio para iPhone, iPad, Android, USB, C, smartphone

Minilapela, microfone, grampo para gravação vídeo, podcast, transmissão ao vivo do YouTube (Lightning 1TX+1RX) Preto(MLS-BY-V1)

O Instituto de Arte de Chicago deve sua grande coleção de quadros, em maior proporção que qualquer outro museu dos Estados Unidos, à generosidade de ilustres benfeitores, ricos comerciantes, banqueiros e industriais da cidade de Chicago de fins do século 19 e principalmente do século 20, tais como Martin A. Ryerson, Charles Deering, Potter Palmer e Frederic Clay Bartlett, apenas para mencionar alguns.

O prédio atual é um edifício clássico de Beaux-Arts, de Shepley, Rutan e Coolidge de Boston, Massachusetts. O prédio é composto por 273 galerias que totalizam 56.200 mil metros quadrados. O edifício tem uma grande fachada renascentista italiana com uma seção central de cinco baías que se projeta para a frente das asas de sete alas de cada lado. O lounge de entrada é coberto por três grandes arcos palladianos que são separados por meio de colunas coríntias.

Fundado em 1882, o Instituto de Arte de Chicago adquiriu em 1890 alguns quadros notáveis da coleção do Príncipe Denidoff – como os quadros A Jovem Donzela ante a Porta Entreaberta, de Rembrandt, O Retrato de um Artista, de Hals, O Moinho, de Hobbema, e O Homem do Cravo de Metsys – quadros que foram um núcleo da coleção de pintura.

Quinze anos mais tarde, a conselho da pintora americana Mary Cassatt, se comprou A Assunção da Virgem, uma das obras maestras de El Greco, conservada na igreja de Santo Domingo, o Antigo, de Toledo. Enquanto Potter Palmer comprava em Paris pinturas impressionistas, como A Moça do Circo, de Renoir, O Hipódromo, de Manet e o Rio, de Monet, Charles Deering, que vivia num castelo na Espanha, adquiria duas obras magistrais: O Altar de Ayala, formidável exemplar da pintura gótica espanhola, de autor desconhecido, pintado para um altar do convento de San Juan de Quejana de Ayala em 1396, e São Romão, de Zurbarán.

No século 20, também chegaram ao Instituto, através de doações, obras abstracionistas, fovistas, expressionistas e cubistas. A obra La Grande Jatte, de Georges Seurat, considerada antológica da pintura impressionista, doação de Bartlett. Inúmeras outras importantes obras foram sendo reunidas por lá.

Hoje, a coleção do Instituto de Arte de Chicago abrange mais de 5.000 anos de expressão humana de culturas de todo o mundo e contém mais de 300.000 obras de arte em 11 departamentos de curadores.  Destacadas dessa forma:

Arte africana e arte indiana das Américas
As coleções de arte africana e de arte indiana das Américas estão exibidas em duas galerias na extremidade sul do edifício da Michigan Avenue. A coleção africana inclui mais de 400 obras que abrangem o continente, destacando cerâmicas, roupas, máscaras e jóias. A coleção ameríndia inclui arte nativa norte-americana e obras mesoamericanas e andinas.

Arte americana
A coleção de arte americana contém algumas das obras mais conhecidas do cânone americano, incluindo os Nighthawks, de Edward Hopper, American Gothic, de Wood, e o The Child’s Bath, de Mary Cassatt. A coleção varia de prata colonial a pinturas modernas e contemporâneas.

Ancestral e Bizantina
Essa coleção abrange 4.000 anos de arte e história, apresentando esculturas, mosaicos, cerâmicas, jóias, vidro e bronze egípcios, gregos, etruscos, romanos e egípcios, bem como uma coleção robusta e bem conservada de moedas antigas.

Arquitetura e Design
O Departamento de Arquitetura e Design possui mais de 140 mil obras, desde modelos até desenhos da década de 1870 até o presente. A coleção cobre a arquitetura paisagística, engenharia estrutural e design industrial, incluindo as obras de Frank Lloyd Wright, Ludwig Mies van der Rohe e Le Corbusier.

Arte asiática
Há 35.000 objetos na coleção, exibindo bronzes, cerâmicas e jades, bem como têxteis, telas, gravuras em madeira e esculturas da China, Coréia, Japão, Índia, Sudeste Asiático e Oriente Próximo.

Artes decorativas europeias
Possui objetos de mobiliário, cerâmica, metal, vidro, esmalte e marfim de 1100 a.C até o presente. O departamento contém os 1.544 objetos da coleção de papelão de Arthur Rubloff e os 68 quartos miniatura de Thorne – uma coleção de interiores miniaturizados de uma escala de 1:12 mostrando estilos de arquitetura e móveis americanos, europeus e asiáticos desde a Idade Média até a década de 1930.

Pintura e escultura europeias
O museu é mais famoso por sua coleção de pinturas impressionistas e pós-impressionistas, amplamente considerada como uma das melhores coleções fora da França. A coleção também inclui as obras de Arte, Armas e Armaduras Medievais e Renascentistas e três séculos de obras dos Antigos Mestres.

Arte moderna e contemporânea
Destacamos da coleção algumas obras de Pablo Picasso, Henri Matisse, Constantin Brâncuşi, René Magritte, Andy Warhol, Cindy Sherman, Cy Twombly, Jackson Pollock e Jasper Johns.

Fotografia
Aqui temos cerca de 20 mil obras abrangendo a história da fotografia até o presente.

Impressões e desenhos
Traça obras do século 15 ao contemporâneo. A coleção contém um grupo forte das obras de Albrecht Dürer, Rembrandt, Francisco Goya e James McNeill Whistler. Os trabalhos em papel são sensíveis à luz e se degradam rapidamente, por isso, eles estão em exibição com pouca frequência, a fim de mantê-los em boas condições o maior tempo possível.

Têxteis
A coleção trata desde artesanato inglês e vestuário japonês até colchas americanas, ainda apresenta um grupo diversificado de objetos, incluindo obras contemporâneas e arte de fibras.

Instituto de Arte de Chicago. 111 S Michigan Ave, Chicago, Illinois, Estados Unidos. Aberto diariamente, das 10h30 às 17h. Quintas até 20h.  Fechado nos feriados de Ação de Graças, Natal e Ano Novo.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress