O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, MASMT, foi fundado em 10 de março de 1980.
Situa-se no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, uma edificação de estilo eclético de 1858 que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, uma construção neogótica de 1918.
O Seminário da Conceição foi o primeiro estabelecimento secundário da Província, especialmente idealizado para a formação de seminaristas.
Esteve de 1858 a 1888 sob gestão direta e exclusiva dos sacerdotes seculares.
Pelos lazaristas, foi administrado de 1890 a 1893 e, finalmente, pelos franciscanos da Ordem Terceira Regular, de 1904 a 1925.
Atendendo a circunstâncias diversas no tempo, o Seminário transformou-se em enfermaria durante a epidemia da varíola de 1867 e em quartel-general durante a luta entre os partidos políticos em 1906.
Abrigou, ainda, o Instituto Histórico e Centro de Letras de 1922 a 1956.
Em 1964, a ação religiosa do Seminário transferiu-se para o Seminário Cristo Rei, em Várzea Grande.
No ano de 1977 a Fundação Cultural de Mato Grosso efetuou o tombamento das edificações a nível estadual.
Em âmbito municipal, foi tombado em 13 de dezembro de 1983 como Paisagem Natural – o Morro e os Imóveis.
O passeio ao Museu de Arte Sacra de Mato Grosso já se torna interessante por sua importância arquitetônica, já que é considerado um dos mais importantes monumentos de estilo eclético que exibe combinações de elementos que podem vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica.
O Museu foi fundado em 10 de março de 1980, e ali foram reunidas diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa, e por doações particulares.
Em 1992, o Seminário e o Museu foram fechados.
As portas foram reabertas ao público em dezembro de 2008, depois de concluída a primeira etapa do processo de restauração do Seminário.
Atualmente a missão do Museu é preservar, conservar, divulgar e transmitir a memória e a história acerca de seu acervo, assim assegurando o acesso dos visitantes aos bens do acervo em exposição, através de políticas que contemplam ações educativas, culturais e de pesquisa ao público visitante.
As coleções do acervo são compostas de alfaias, pratarias, imagens, paramentos, retábulos e indumentárias provenientes dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX que levam os visitantes do Museu a uma viagem no tempo.
Apesar dos problemas enfrentados desde a sua criação, o MASMT tem desenvolvido projetos e ações em diversas áreas, buscando parcerias para as realizações.
Uma dessas parcerias foi firmada com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir de 2009, através do Departamento de História.
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – MASMT Praça do Seminário, Rua Clóvis Hugney, 239 2º Andar, Dom Aquino, Prédio Seminário N. Sra. da Conceição – Cuiabá – MT / Brasil. Aberto de terça a sábado, das 9h às 17h
Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.