Pesquisar
Close this search box.

Oráculo

BOYA Microfone de lapela sem fio para iPhone, iPad, Android, USB, C, smartphone

Minilapela, microfone, grampo para gravação vídeo, podcast, transmissão ao vivo do YouTube (Lightning 1TX+1RX) Preto(MLS-BY-V1)

O santuário mais em voga na Grécia foi sem dúvida o de Apolo, em Delfos, situado nas escarpas do Monte Parnaso, que os gregos imaginavam ser o centro do mundo.

As pessoas vinham a Delfos para consultar-se com o deus, antes de embarcar em qualquer empreendimento importante. Suas sacerdotistas passavam dias a fio em intenso trabalho interior preparando-se adequadamente para “receber” Apolo que, depois de ponderar a questão do consulente, emitia uma resposta quase sempre enigmática.

Vejamos, por exemplo, a resposta dada a Atenas quando, ameaçada em 480 a.C. pelas forças do rei Xerxes, a cidade procurou o conselho de Apolo. De acordo com a sacerdotisa, Atenas estava em sérios apuros, mas “a muralha de madeira simplesmente não cairá, mas será de ajudará a vós e a vossos filhos” (Heródoto, História, Livro 7). Intérpretes profissionais e amadores discutiram sobre o que Apolo queria exatamente dizer, mas finalmente concordaram que provavelmente ele se referia à frota de navios de madeira de Atenas. Aqueles que pensaram que “a muralha de madeira” era uma cerca de espinhos que rodeava a Acrópole  e lá se refugiara foram aniquilados quando Xerxes invadiu a cidade.

Quando os romanos importaram a prática grega de fazer consultas, chamaram seus santuários de oracula, daí a palavra “oráculo”, que pode significar três coisas: o lugar em si, o corpo de sacerdotes e sacerdotisas que o administrava ou a resposta do deus a uma pergunta.

Por extensão, a palavra passou a significar também, não só as sentenças e decisões consideradas “de inspiração divina” ou “infalíveis”, como também as pessoas que a proferem.

“Oráculo” deu origem a “oracular” que, mais tarde, veio a adquirir um sentido um tanto diferente: misterioso e impenetrável.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress