Pesquisar
Close this search box.

Palácio de Beylerbeyi | Istambul

Purificador de Água Gelada Fria e Natural Elétrico Compacto Eletrônico placa Electrolux Filtro refil 6 meses ou 3000l Painel Touch Bivolt Grafite PE12G

O Palácio Beylerbeyi (em turco: Beylerbeyi Sarayı, Beylerbeyi significa “Senhor dos Senhores”) está localizado no bairro de Beylerbeyi em Istambul, Turquia, no lado asiático do Bósforo.

Beylerbeyi e seus arredores são uma área residencial desde o período bizantino. O sultão Mahmud II (1808-1839) ordenou a construção de um palácio de madeira no local de alguns edifícios anteriores construídos na área em vários períodos. Quando este foi queimado, um novo palácio e edifícios adicionais foram construídos entre os anos de 1863-1865 por ordem do sultão Abdülaziz. O edifício principal do palácio, que consiste nas seções Mabeyn e Harem, pode ser visitado. O Quiosque Amarelo localizado ao lado da grande piscina no jardim do terraço superior, o Quiosque de Mármore, o Quiosque do Estábulo, onde os cavalos reais eram mantidos, e os Quiosques da Marinha estão fechados para visitantes.

O Palácio Beylerbeyi foi usado como residência de verão e como Casa de Hóspedes do Estado. Muitos hóspedes ficaram aqui, como Franz Joseph, Imperador da Áustria-Hungria (1869); Eugénie, Imperatriz da França (1869); Nikola, Rei de Montenegro (1874) e o Imperador Alemão Wilhelm II. O Sultão Abdülhamid II, depois de ser destronado, passou seus últimos seis anos no Palácio Beylerbeyi de 1912 até sua morte em 1918.

O design interior do palácio, que combina estilos ocidentais e orientais, mostra algumas características das casas tradicionais turcas. O palácio de três andares, incluindo o porão, tem 24 quartos e 6 salões. Os pisos do palácio são cobertos com esteiras de palha do Egito. Tapetes turcos Hereke, lustres de cristal franceses Baccarat; relógios ingleses, franceses e turcos feitos no estaleiro Haliç (Golden Horn) em Istambul; também vasos de porcelana Yıldız chineses, japoneses, franceses, alemães e turcos decoram os quartos e salões do palácio.

Edifícios e jardins adicionais

O Quiosque de Mármore, que recebeu esse nome por causa de suas paredes externas feitas de mármore e tem uma fonte e uma piscina em seu interior, foi construído como um pavilhão de caça por ordem do Sultão Mahmud II entre os anos de 1829 e 1832.

O Quiosque Amarelo, que fica perto do Quiosque de Mármore, fica de frente para o jardim de um lado e para a rua do outro. O quiosque, que tem dois andares e um porão, é um exemplo notável do período, com seus belos tetos e outras decorações internas.

O Quiosque do Estábulo, localizado no topo do jardim em terraços, representa a cultura otomana do cavalo. Cavalos e outras figuras de animais são retratados no teto do Hall de Entrada. O estábulo em si consiste em 20 baias de cada lado. Há relevos com motivos de cabeça e olho de cavalo nos lustres e outros acessórios.

O Palácio Beylerbeyi é um dos edifícios de prestígio do século XIX e seus jardins são conectados uns aos outros por rampas e escadas. A área total dos jardins é de 70 mil metros quadrados. As magnólias e castanheiras no jardim imperial, as tílias no jardim Harem e as árvores de judas – o símbolo do Bósforo – nos jardins em terraços foram plantadas durante o reinado do sultão Abdülhamid II.

Os Quiosques Marinhos são um par, um pertencente ao Mabeyn e o outro (para uso da mãe do sultão) ao Harem. Documentos de arquivo se referem a esses edifícios que se assemelham a pérgolas como “quiosques de tenda” e “quiosques novo design”, indicando a originalidade de seu design. Ambos os quiosques têm telhados octogonais e seus tetos são adornados com representações de várias figuras de animais.

Alguns dos móveis, como as cadeiras de jantar no harém e no selamlik, foram esculpidos pelo sultão Abdulhamit II durante os seis anos em que ele ficou preso no palácio até sua morte em 1918.

A imperatriz Eugénie, da França, visitou Beylerbeyi a caminho da abertura do Canal de Suez em 1869 e levou um tapa no rosto da mãe do sultão, Pertevniyal Sultan, por ousar entrar no palácio pelo braço de Abdülaziz. Apesar de sua recepção inicial, a Imperatriz Eugênia ficou tão encantada com a elegância do palácio que mandou fazer uma cópia da janela do quarto de hóspedes para seu quarto no Palácio das Tulherias, em Paris.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress