Gerrit Thomas Rietveld

História das Artes > Prazer em conhecer > Gerrit Thomas Rietveld
Gerrit Thomas Rietveld

Arquiteto e designer holandês. Nasceu na cidade de Utrecht, em 24 de junho de 1888. Ele começou suas atividades desde muito cedo quando, aos 11 anos, passou a ajudar seu pai como aprendiz de marcenaria, durante os anos de 1899 a 1906.

Trabalhou como desenhista na CJ Begeer Jewellery Studio, na sua cidade natal, de 1906 a 1911. Durante este tempo, ele estudou na Escola Municipal de Utrecht, tendo como professores P. Houtzagers, de desenho arquitetônico e PJ Klaarhamer, de arquitetura. Além de atuar como arquiteto e designer, ele também trabalhou como instrutor de desenho industrial e arquitetura de 1942 a 1958.

Em 1917, Rietveld abriu seu próprio negócio, com objetivo de criar móveis a partir de novas formas. Nesse ano, influenciado pelo Neoplasticismo, desenhou a Cadeira Vermelha e Azul. Ele próprio, a partir de 1919, quando recebe o diploma, passa a ser um membro importante do movimento, contribuindo para a revista De Stijl. Também é autor da famosa cadeira zig-zag, composta por apenas 4 placas de madeira, projetada em 1932.

Em 1924 projetou a Residência Schröder, localizada em sua cidade natal, um marco da arquitetura moderna e representação perfeita das idéias e conceitos defendidos por De Stijl. As paredes internas da casa poderiam ser reposicionadas e na qual o espaço era interpretado de forma aberta. Espaço e luz eram essenciais para o projeto, uma vez que se destinavam a tornar a vida dos residentes aberta, flexível, simples e comunitária. Ela possui formas geométricas e assimétricas, é Patrimônio Mundial  pela UNESCO e pode ser visitada.

Rietveld rompeu com o grupo neoplástico em 1928 e aderiu ao movimento Nova Objetividade e no mesmo ano tornou-se membro dos CIAM.

Destacamos outras importantes obras de Rietveld como: as “Row-Houses”, em Viena (1932), o pavilhão holandês na Bienal de Veneza (1954), o pavilhão da escultura no Museu Kröller-Müller, em Otterloo, na Holanda e o edifício principal do Museu Van Gogh em Amsterdam (1963-64), onde está está em exibição a coleção permanente do museu.

Morre aos 76 anos em Utrecht no dia 25 de junho de 1964.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

2 comentários em “Gerrit Thomas Rietveld”.

Os comentários não representam a opinião do www.historiadasartes.com, a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Bom dia,

    Gostaria de saber o ano de publicação deste artigo para poder referenciar na minha dissertação de mestrado.
    Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *