Bob Wolfenson: retratos | Espaço Cultural Porto Seguro | SP

História das Artes > Sala dos Professores > Bob Wolfenson: retratos | Espaço Cultural Porto Seguro | SP
Bob Wolfenson: retratos | Espaço Cultural Porto Seguro | SP

Ao longo de quase 50 anos de carreira, Bob Wolfenson tornou-se uma referência de âmbito nacional como fotógrafo de retrato, nu e moda, com livre trânsito entre a arte e a publicidade.

A exposição Bob Wolfenson: retratos apresenta momentos marcantes de uma atividade profissional intensa.

A mostra traz mais de 220 fotografias, várias delas ainda inéditas, realizadas desde a década de 70 até a atualidade.

Retratos de personalidades da cultura, do esporte, da política e de figuras de distintas áreas integram a seleção.

Entre elas, Hélio Oiticica, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Tais Araújo, Marília Gabriela, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Anitta, Ludmila, Laerte, Zé Celso, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Pelé, Ronaldo e muitos outros.

Fernanda Montenegro – 1995 – Bob Wolfenson

 

Os registros datam desde a década de 70, como o do dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, até ensaios recentes como o da atriz Letícia Colin, clicado em 11 de agosto de 2018, última foto que entrou na seleção.

A organização, no entanto, foge da cronologia e parte para núcleos – esportistas, políticos e por aí vai. “Ela é toda embaralhada.

Eu nem vivo cronologicamente, vou e volto. Eu mudo muito”, define.

Lazaro Ramos – 2017 – Bob Wolfenson

Além dos já citados, registros inéditos de outros famosos de peso, como Elza Soares, Fernanda Montenegro, Anitta, Pabllo Vittar e Sabrina Sato, também fazem parte da mostra.

O mais antigo deles é um registro de 1973 do ainda iniciante cantor e compositor baiano Tom Zé, poucos anos depois de ter estourado com o lançamento de Tropicália ou Panis et Circenses.

O trabalho de Bob está também presente em fotografias de capas de discos, livros, jornais e revistas que marcaram a iconografia brasileira das últimas 4 décadas.

Pela primeira vez reunidas em uma grande mostra, essas imagens convidam a um passeio pelos costumes e protagonistas de nossa história recente.

Curadoria: Rodrigo Villela.

Espaço Cultural Porto Seguro. Alameda Barão de Piracicaba, 610, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Aberto de terça a sábado, das 10h às 19h, domingo e feriado, das 10h às 17h.  Última entrada até 30 minutos antes do encerramento. Entrada gratuita. Até 09/12/18.

Fique Atento! O horário pode ser alterado. Consulte sempre o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *