Construção de uma casa de taipa

História das Artes > Olho-vivo > Ateliê > Construção de uma casa de taipa
Construção de uma casa de taipa

Quando os europeus chegaram aqui, na terra que hoje chamamos de Brasil, ficaram muito tempo realizando apenas expedições de reconhecimento e “tomando conta” da terra que tinham encontrando principalmente pela madeira aqui existente o pau-brasil.

A primeira manifestação da arte que os europeus fizeram já nas nossas terras foi a Arquitetura: fortalezas e construções religiosas.

Com a divisão da terra em Capitanias, surge a necessidade de construir moradias para os colonizadores que aqui chegavam e engenhos para a fabricação do açúcar.

A arquitetura era bastante simples, com estruturas retangulares e cobertas de palha sustentada por estruturas de madeira inclinada.

Essas construções foram chamadas de “Tejupares”, palavra em tupi guarani com o significado tejy = gente e upad = lugar.

Pela falta de mão de obra, a técnica escolhida foi a taipa.

Essa técnica foi ensinada pelos operários de construção que vieram de Portugal e pelos padres religiosos que foram importantes na orientação dessas edificações.

Até hoje a técnica de taipa é utilizada em vilarejos, cidades do interior e de pescadores. Com essa evolução começam a aparecer as capelas, os centros das vilas, dirigidas por missionários jesuítas.

Nas capelas há crucifixo, a imagem de Nossa Senhora e a de algum santo, trazidos de Portugal. Floresciam as igrejas em todos os lugares onde chegavam os colonizadores, especialmente no litoral.

Proposta: Construção de uma casa de taipa

Material: palitos de dentes redondos, cola branca, tesoura, argila, papelão duro para a base, palha, caixa retangular vazia (ex.: de sapatos), papel camurça verde, cartolina,

Modo de fazer:

Prepare a base cobrindo o papelão colando o papel camurça.
Recorte portas e janelas na caixa retangular e cole os palitos redondos sobre toda a caixa.
Cubra os palitos com argila.
Prepare o “telhado” com cartolina e cole sobre ela a palha.
Fixe a cobertura na casa e coloque a casa na base de papelão revestida de papel camurça, passando cola por baixo da caixa para deixa-la firme.
Enfeite ao redor da casa com plantas, cercas e tudo o que você imaginar que usavam nas primeiras construções europeias no Brasil. A sua casa de taipa está pronta!

Fotografe e compartilhe nas nossas mídias sociais #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *