Erecteion e as Cariátides

História das Artes > Sala dos Professores > Erecteion e as Cariátides
Erecteion e as Cariátides

Este edifício elegante da ordem Jônica é chamado de Erechtheion (em português Erecteion), originado do nome de Erechtheus, o rei mítico de Atenas.

A construção do templo grego começou antes do início da Guerra do Peloponeso (431 a.C.) ou após a conclusão da “paz de Nícias” (421 a.C.) e terminada  em 406 a.C., após a interrupção das obras por causa da guerra.

O plano característico do edifício é devido à irregularidade natural do solo e a necessidade de abrigar os antigos lugares sagrados: a salgada primavera,  que apareceu quando Poseidon golpeou a rocha com o seu tridente durante a disputa com a deusa Atena sobre o patrocínio da cidade, o tridente marca os túmulos dos reis atenienses Kekrops e Erechtheus.

O Erecteion consiste em uma cela retangular dividida por uma parede interior formando duas seções. A seção oriental, que estava em um nível de pelo menos três metros, acima da seção oeste, foi dedicada a Athena Polias e abrigou o xoanon,  antigo culto à estátua de madeira da deusa. A seção ocidental foi dividida em três partes e foi dedicada ao culto de Poseidon-Erechtheus, Hephaistus e o herói Boutes.

No lado norte da cela há uma magnífica varanda com seis colunas jônicas. As bases e os capitéis, juntamente com a moldura da entrada que conduz ao interior da cela, apresentam uma elaborada decoração em relevo, enquanto o teto foi pintado.

O famoso Pórtico das Virgens (Korai) ou Pórtico das Cariátides domina o lado sul do edifício: seis estátuas de mulheres jovens, de pé em um pódio 1,77 metro de altura, apoia o telhado da varanda, que era a parte do túmulo de Kekrops acima do solo.

Hoje, as cinco estátuas originais das Cariátides estão exibidas no Museu da Acrópole.

Por volta do final do século I a.C, o Erecteion foi reparado após um incêndio. Durante o período cristão foi transformado em uma igreja, no período otomano foi usado como uma casa. Nos primeiros anos do século 19, o Lord Elgin levou a terceira cariátide do Oeste (Kore C) e a coluna do canto nordeste do edifício. Hoje, eles foram substituídos por cópias, bem como o resto das Cariátides.

 

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *