Estudo de Abstrato

História das Artes > Olho-vivo > Ateliê > Estudo de Abstrato
Estudo de Abstrato

É muito comum as pessoas quando admiram uma arte abstrata, pela primeira vez, ficarem espantados se perguntando como isso pode ser considerada arte, que qualquer um pode fazer isso, desvalorizando-a em relação à arte figurativa.

Nesse momento, é importante ressaltar que na arte abstrata também estão contidos valores, técnicas e motivações artísticas.

Nossa proposta é que você vivencie um processo de criação de um trabalho abstrato, partindo do figurativo. Dessa forma, você vai percorrer um caminho de observação das linhas e formas da figura que escolher, desconstruindo-a, e assim, criar novas formas, e que essas novas formas sejam abstratas.

pincel1- Você vai pesquisar em revistas uma figura que mais lhe agrade. Essa figura servirá como objeto que será transformado de figurativo para abstrato.

2- Divida uma folha de sulfite em quatro partes. Cole a figura escolhida no primeiro quadrante (acima,  à esquerda).

3- Observe a figura escolhida e desenhe no quadrante ao lado suas principais linhas, mas ainda sem abandonar o figurativo da imagem, ou seja, aqui você eliminar da figura principal os pequenos detalhes.

4- No próximo quadrante, você irá observar o quadrante anterior, aquele que você desenhou deixando pequenos detalhes de lado, e vai desconstruir a figura ainda mais.

5- Por fim, no último quadrante, você irá desenhar seu abstrato. Nessa etapa, você vai colorir e fazer um tratamento final.

6- Você pode escolher chegar a um abstrato sensível, onde predominam os sentimentos e as emoções, ou um abstrato geométrico, que as formas e as cores devem ser organizadas dentro de uma concepção geométrica.

O vídeo sobre as obras de Piet Mondrian pode ser um início de ideias para desenvolver seu trabalho abstrato:

Abaixo estão alguns resultados interessantes realizados pelo meus alunos:

quadro

Como ficou? Você curtiu entender e produzir trabalhos ao estilo abstrato?

Compartilhe sua experiência conosco através das nossas redes sociais usando #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *