Véio: A Imaginação da Madeira

História das Artes > Sala dos Professores > Véio: A Imaginação da Madeira
Véio: A Imaginação da Madeira

Um dos dez escolhidos pelo Prêmio Itaú Cultural 30 Anos, promovido em 2017, Véio – ou Cícero Alves dos Santos – trabalha com madeira e cria peças de dimensões variadas, de um palito de fósforo a troncos grandiosos.

Pela primeira vez fora do sertão sergipano, as obras da coleção que o artista mantém em sua casa e que dialogam com o cotidiano do povo sertanejo ocupam três andares do Itaú Cultural.

Com curadoria de Agnaldo Farias e Carlos Augusto Calil, e projeto expográfico de Adriana Yazbek, a exposição Véio – a Imaginação da Madeira apresenta ao público peças de dimensões variadas, traz pela primeira vez fora do sertão sergipano peças do Museu do Sertão – coleção que o artista mantém em sua casa e que dialoga com o cotidiano do povo sertanejo.

Véio, expõe mais de 200 obras no Itaú Cultural. As peças ocupam três pisos.

Em 2015, o artista, considerado popular, exibiu esculturas na Abadia de São Gregório, em Veneza, na Itália, em uma exposição paralela à famosa Bienal da cidade.

Desde então, o reconhecimento de sua produção só cresceu.

O segredo, Véio conta sem rodeios: “Não entro nessa de fazer Lampião, crio de acordo com a minha cabeça. Meu trabalho é valorizado porque é único”.

Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP. Aberta de terça a sexta, das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Até 13/05/18.

Fique atento! Os horários podem sofrer alterações. Consulte sempre o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Um comentário em “Véio: A Imaginação da Madeira”.

Os comentários não representam a opinião do www.historiadasartes.com, a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Esta mostra está incrível! Visitei no último domingo e fiquei surpresa com a imaginação e delicadeza do artista, por muitas vezes faz uso do formato original de troncos, o que caracteriza as peças com um toque bem lúdico, mas há também peças minúsculas cheias de detalhes! Super indico! Adorei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *