Museu de Arte Contemporânea de Niterói

História das Artes > Museus > Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Museu de Arte Contemporânea de Niterói

O MAC  localizado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.

O edifício em si do MAC Niterói é a primeira obra que o museu oferece à contemplação.

A estrutura de linhas circulares do edifício apresenta-se como uma escultura de 16 metros de altura em praça aberta, em que o espelho-d’água colocado em sua base e a iluminação empregada confere grande leveza. A rampa sinuosa externa conduz ao interior, com dois pavimentos.

O moderno complexo arquitetônico, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, apresenta o concreto nu e duro numa forma arredondada, suave e moderna, do jeito que já chega a ser um tipo de marca registrada em quase todas as obras de Oscar Niemeyer.

No primeiro pavimento funciona a Administração. No segundo pavimento, estão a sala de exposições e a varanda panorâmica, envidraçada, também reservada para mostras. O mezanino, por sua vez, que circunda todo o interior do museu, é dividido em salas menores, destinadas a exposições. No subsolo, encontram-se uma área para armazenagem de obras, um bar, um restaurante e um auditório para conferências.

O Museu tem 2 500 m² de área e sua construção demorou cinco anos, tendo sido preciso 300 operários.

Foram consumidos 3,2 milhões m³ de concreto, quantidade suficiente para levantar um prédio de 10 pavimentos.

O prédio tem 50 metros de diâmetro, tendo recebido tratamento térmico e impermeabilizante. A estrutura consegue suportar um peso de cerca de 400 kg/m² e ventos de velocidade de até 200 km/h.

Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o museu com sua fachada futurística possibilita que o visitante desfrute de vistas panorâmicas que se lhe oferecem quer fora do museu, a partir do pátio, quer dentro do museu por um olhar pelo anel de janelas que divide este gigantesco prato de concreto em duas faixas.

O MAC ainda disponibiliza atividades educacionais, dentro outros, desde 1996, chamadas de Desafios Comunicativos da Arte Contemporânea, com o intuito, segundo a administração do museu, de incentivar a “produção artística contemporânea, que se coloca exposta em um espaço público onde circulam indivíduos não pertencentes ao mundo da arte.”

Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas ao decorrer do século XX.

Apresenta desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira.

O museu possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Sattamini Um conjunto reunido desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

“Como é fácil explicar este projeto! Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto.” Oscar Niemeyer (2006)

agendaMuseu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC. Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem – Niterói – RJ. Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

 

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *