Pesquisar
Close this search box.

Picasso: mão erudita, olho selvagem

Croshom Kits de arte de flores silvestres com diamantes para adultos, pintura de diamante 5D para adultos, kits de arte de pedras preciosas para presente de decoração de casa (40,6 x 30,5 cm)

A exposição traz trabalhos do artista espanhol, pertencente ao Musée National Picasso-Paris, as peças guardam uma relação muito particular de Picasso com a sua obra, já que foram selecionadas e mantidas por ele ao longo de sua vida.

Com curadoria de Emilia Philippot, curadora também do Musée National Picasso-Paris, é composta por 153 peças, sendo a maioria inédita no Brasil, traçando um percurso cronológico e temático em torno de conjuntos que seguem as principais fases do artista.

São 116 trabalhos do mestre espanhol (34 pinturas, 42 desenhos, 20 esculturas e 20 gravuras), além de uma série de 22 fotogramas de André Villers realizados em parceria com Picasso. Completam a mostra 12 fotografias de autoria de Dora Maar, 3 de Pierre Manciet e filmes sobre os trabalhos e seus processos de realização.

O fio condutor da mostra é a relação especial mantida por Pablo Picasso com suas próprias obras. O visitante percorre um caminho cronológico-temático em 10 seções:

  • Picasso. Formação e influências (por volta de 1900);
  • Picasso exorcista. As Senhoritas de Avignon (processo da geometrização das formas);
  • Picasso cubista. O violão (relação com a música);
  • Picasso clássico. A máscara da antiguidade (a maternidade, o teatro e a dança);
  • Picasso surrealista. As Banhistas;
  • Picasso engajado. Guernica (estudos da obra, fotos e foco na apresentação da tela em 1953 no Brasil/ 2ª Bienal de São Paulo);
  • Picasso na resistência. Interiores e vanitas (processo de trabalho durante a guerra, vida doméstica e vaidades);
  • Picasso múltiplo. A alegria da experimentação (da cerâmica ao fotograma);
  • Picasso trabalhando. O Mistério Picasso (a magia de seu processo criativo na pintura);
  • Picasso. O triunfo do desejo (erotismo em todos seus estados).

Neste percurso, dois projetos fotográficos de primeira ordem testemunham, respectivamente, a realização de Guernica (reportagem realizada por Dora Maar), e a experiência dos fotogramas realizados em parceria com André Villers.

Além das obras, a exposição mostra filmes que permitem ao espectador penetrar no coração da criação do trabalho do artista, como o Guernica de Alain Resnais e Robert Hessens (1949) que revisita a obra do pintor através do olhar dos desastres da guerra. Dirigido por Henri-Georges Clouzot, em 1956, Le Mystère Picasso revela a extraordinária vitalidade de seu processo criativo.

agenda

Instituto Tomie Ohtake. Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo. De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Terça-feira entrada gratuita, mediante retirada de senhas na bilheteria. Crianças até 10 anos e pessoas com deficiência têm entrada gratuita todos os dias da exposição. Até 14/08/16.


COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Picasso: mão erudita, olho selvagem. História das Artes, 2025. Disponível em: http://www.historiadasartes.com/picasso-mao-erudita-olho-selvagem/?shared=email&msg=fail. Acesso em 18/07/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress