Processo de diálogo com a obra de arte

História das Artes > Sala dos Professores > Processo de diálogo com a obra de arte
Processo de diálogo com a obra de arte

Por meio de obras de arte o artista se comunica com os outros seres humanos, independentemente do tempo e do espaço que a obra foi criada. Dessa forma, a obra de arte é considerada uma mensagem. Originalmente, uma mensagem é portadora de sentido e é veiculada sob a forma de linguagem. No entanto, a mensagem artística, frequentemente, se manifesta numa linguagem simbólica.

Em termos gerais, um símbolo é uma espécie de signo que tem um poder expressivo que, em parte, depende da imaginação do ser humano. É uma realidade perceptível pelos sentidos e mediante a qual expressamos outra realidade.

Você já pensou na Arte dessa forma? Imagina a riqueza de signos e mensagens que uma  obra de arte pode conter?

Elencamos aqui os passos para você analisar uma obra de arte, ou seja, dedicar-se ao entendimento e a descoberta da sua mensagem. E, ainda, se quiser soltar sua imaginação e seu talento artístico, criar sua releitura da obra analisada.

pincel

Visite um museu ou uma exposição, escolha a obra de arte que você mais se encantar e faça a sua análise estética sobre ela. Você poderá usar nosso modelo de análise estética. Compartilhe conosco suas experiência em “dialogar”, de forma estruturada com uma obra de arte em nossas redes sociais usando #historiaasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *