“RetroPerspectiva” de Alex Flemming no MAC

História das Artes > Sala dos Professores > “RetroPerspectiva” de Alex Flemming no MAC
“RetroPerspectiva” de Alex Flemming no MAC

Os 40 anos de Alex Flemming na arte brasileira estão sendo comemorados no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP através da mostra RetroPerspectiva, sob a curadoria de Mayra Laudanna.

Computadores antigos viraram material para uma instalação do artista. Eles foram pintados e receberam o nome de seus antigos donos para, depois, serem distribuídos como lápides pelo chão. A obra é uma das 110 criações que o artista apresenta em mostra sobre seus 40 anos de carreira no MAC-USP Ibirapuera.

Outros trabalhos com esses materiais menos tradicionais podem ser contemplados na retrospectiva. É o caso, por exemplo, de “Autorretrato de Auschwitz”, de 1991, no qual Flemming cria um círculo a partir de sapatos usados do artista, ligados por um fio de metal.

A curadora, professora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, explica que os autorretratos do artista são, por assim dizer, obras que conduzem o visitante à compreensão de outras obras, de épocas diversas, ao mesmo tempo em que indiciam a ideia de apropriação, reutilização e reconstrução, essenciais em Alex Flemming.

Outro ponto a destacar é que desde o início da sua trajetória, no final dos anos de 1970, quando ainda frequentava, como estudante, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Flemming defende a pesquisa e a constância como imprescindíveis às artes, assim como a ideia de conjugar, em seus trabalhos, as diferentes artes: pintura, fotografia, gravura e objetos.

agenda

 Alex Flemming: RetroPerspectiva. Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Parque Ibirapuera, São Paulo). De terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Até 11/12/16.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *