Um anjo que atende o celular na Holanda

História das Artes > Sala dos Professores > Um anjo que atende o celular na Holanda
Um anjo que atende o celular na Holanda

Iniciada no século 14 e concluída no século 16, a catedral gótica de ‘s-Hertogenbosch era, na época de Bosch, um dos mais majestosos edifícios do Brabante Setentrional e um dos maiores orgulhos da cidade, cuja vida girava em torno de dois eixos: o comércio de tecido e a Igreja.

Todas as corporações tinham seus santos padroeiros, e as organizações religiosas proliferavam. Dentre estas destacavam-se a Irmandade de Nossa Senhora, à qual pertenciam Bosch e vários membros de sua família.

A Irmandade possuía uma capela na catedral onde guardava uma imagem da Virgem considerada milagrosa.

Em 1478, decidiu-se construir uma nova capela, projetada pelo arquiteto Alart du Hameel, que encarregou Bosch e alguns de seus parentes de dourar e colorir estátuas de procissão, além de providenciar e supervisionar encomendas de outras obras de arte.

A Catedral de São João, cujo nome completo é Catedral Basílica de São João Evangelista, impressiona por sua enorme dimensão e ricas esculturas. É a unica nos Países Baixos com  seus arcobotantes duplos e única no mundo a ter sobre eles 96 estranhas esculturas e gárgulas, que lembram muitas figuras das obras do pintor Bosch, podendo ter sido uma das suas fontes de inspiração.

A Catedral de São João é considerada um Patrimônios da Humanidade dos Países Baixos.

Toque inovador na restauração

A igreja foi construída entre 1380 e 1530 e está constantemente passando por grandes reformas desde o século 19. A primeira restauração da catedral durou de 1859 a 1946. Uma segunda tentativa de restauração foi executada de 1961 a 1985. A terceira e mais recente restauração começou em 1998 e foi concluída em 2010.

Durante a restauração, 25 novas estátuas de anjos foram criadas pelo escultor holandês Ton Mooy, incluindo uma com um toque moderno. O último anjo da série tem um celular e usa jeans. O escultor disse que o telefone tem apenas um botão que disca diretamente para Deus.

A estátua do anjo surgiu de uma competição de 1997, vencida pelo escultor, para criar 40 estátuas, incluindo 14 anjos, para substituir àquelas que o tempo e a poluição arruinaram. O anjo com celular foi o único fora do convencional.

O Anjo com Celular teve que ser aprovado pelos padres da catedral, que rejeitaram projetos anteriores que incluíam motores a jato nas costas do anjo.

Anjo com Celular, Ton Mooy, Catedral de São João, ‘s-Hertogenbosch, Países Baixos.

Catedral Basílica de São João Evangelista. Torenstraat 16, 5211 KK ‘s-Hertogenbosch (Den Bosch), Holanda. Além da visita à Catedral, o visitante pode visitar o telhado e o museu. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através do site da catedral.

Fique atento aos horários, eles sofrem alterações. Consulte sempre o site oficial da Instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *