Eliseu Visconti, artista eclético, dedicou-se com liberdade à sua produção artística, dialogou com tendências contemporâneas do início do século XX, como o art nouveau, o simbolismo, o pontilhismo e o impressionismo, buscando a atualização da arte no país.
Os modelos para seus quadros, em grande parte, passam a ser sua mulher, Louise Visconti (1882 – 1954), e seus filhos.
O artista começa a destacar-se por suas qualidades de colorista em Maternidade, elas podem ser vistas no azul da saia de seda da mulher, com reflexos prateados, e no branco da blusa e do chapéu.
Para o crítico de arte Mário Pedrosa (1900 – 1981) o contraste das cores e a beleza das texturas dos panos são os assuntos principais da tela.
É uma obra que resulta das pesquisas realizadas em contato direto com a natureza, como os estudos de paisagem que faz do jardim de Luxemburgo, em Paris
É considerada uma pintura pré-impressionista, tendo sido pintada ao ar livre. É também a mais importante dessa fase do artista.
Uma mulher jovem que se encontra sentada numa cadeira no parque, onde amamenta seu filho, fitando-o ternamente.
O garoto, vestido apenas com a parte de cima da roupa e com sapatinhos e meias, toma sol.
O bebê está parcialmente nu, o que sugere pureza e, ao mesmo tempo, dependência materna, tanto que até seu alimento vem do próprio corpo da mãe.
A mãe por sua vez apesar do cenário exuberante, só tem olhos e atenção voltados para o bebê.
Nada mais importa, só a condição e necessidades do bebê.
À frente da mulher está outra cadeira, sobre a qual se encontra parte da vestimenta do bebê.
O carrinho, com suas grandes rodas, responsável por conduzir a criança, encontra-se à direita da mãe, que levanta o seio com a mão esquerda para que o filho tenha melhor acesso a ele.
E o bebê, por sua vez, segura sua mão.
Uma garotinha brinca com sua boneca de roupa azul, sentada atrás da mãe, e de costas para ela.
Usa um vestido rodado de cambraia branca, toda bordada, e fita cor-de-rosa na cintura, e traz na cabeça um vistoso chapéu.
Seus longos cabelos caem-lhe pelas costas.
A menina imita mãe, reproduz atitude semelhante à da mãe ao cuidar de uma boneca.
Enormes árvores, com diferentes cores na folhagem, ornamentam o local de chão arenoso.
Uma escultura de mármore está próxima ao grupo.
Mais ao fundo vê-se outra estátua de mármore e pessoas usufruindo das sombras das árvores.
A obra Maternidade foi pintada em 1906 e faz parte do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Faça você também, uma pintura no estilo impressionista usando o material que você tem disponível.
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Respostas de 2
Boa tarde! Gostaria de saber a referência da citação de Mario Pedrosa.
Boa noite, Joyce, segue a citação:
PEDROSA, Mário. Visconti diante das modernas gerações. In: ______. Acadêmicos e modernos: textos escolhidos III. São Paulo: Edusp, 1998. p.119-133.