Arte Primitivista ou Naïf (palavra de origem francesa, cujo significado é ingênuo) é um estilo artístico que não segue as regras tradicionais de representação de imagens. Geralmente os artistas primitivistas são autodidatas, isto é, aprendem sozinhos, e criam seu próprio estilo e os recursos técnicos com que trabalham.
A arte dos chamados artistas primitivos passou a ser valorizada após o Movimento Modernista, que apresentou, entre suas tendências, o gosto por tudo o que era genuinamente nacional. Um artista primitivo é alguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética.
Algumas das principais características dessa arte são: composição plana, bidimensional, tende à simetria e a linha é sempre figurativa; não existe perspectiva geométrica linear, pois o artista não utiliza as regras da perspectiva, definida pelos renascentistas, como a redução do tamanho dos objetos proporcionalmente à distância, a redução da intensidade das cores e da precisão dos detalhes de acordo com a distância; detalhamento das figuras e dos cenários, sem se preocupar em retratar a realidade; colorido exuberante.
A imagem destacada refere-se a pintura Bandeira do Divino (c.1945), realizada pelo artista brasileiro Emídio de Souza, que pode ser vista na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Respostas de 2
Muito bem descrito com exemplos de artistas primitivos e exemplos de alguns artistas conhecidos e valorizados.
Como artista , aquarelista eu quis que amigos que curtem meu atelier, pedi que fizessem pinturas primitivas e ou naif, (ingênuos). Foi muito bom e fizeram bons exemplos.
Agradeço ajuda da descrição mais completa . Parabéns para esta publicação completa com definições e pinturas exemplificando.
Olá, Vera, agradecemos seu prestígio e estamos felizes que você está curtindo nosso material.
Se puder, divulgue nosso trabalho nas suas redes sociais. Abraço