Pesquisar
Close this search box.

Arte Rupestre em Lascaux, França

Lancôme, La Vie est Belle EDP, Perfume Feminino

A descoberta de Lascaux, em 1940, abriu uma nova página no conhecimento da arte pré-histórica e nossas origens. Obra monumental. A caverna continua a alimentar o imaginário coletivo e estimular as novas gerações ao redor do mundo.

Além dessa maravilhosa fauna pré-histórica, há vários sinais enigmáticos inscritos nas paredes: pontos, linhas pontilhadas, flechas, triângulos e outros motivos geométricos. Em meio a tantas representações de animais e sinais indecifrados, vê-se uma única figura humana, feita com traços simples, inclinada na parede de um poço de oito metros de profundidade. Lascaux revela aos visitantes cerca de 1500 gravuras e seiscentos desenhos pintados em amarelo, marrom, vermelho e preto, representando touros, bisões, cavalos, auroques (ancestrais das nossas vacas), veados, cabritos-monteses, mamutes, felinos, uma rena, um urso e um rinoceronte.

Há indícios de que as imagens dos animais estavam associadas a rituais e cerimônias religiosas. Ao captar no desenho a forma ou o movimento de uma rena, de uma cavalo, de um auroque, os nossos a  caçadores-artistas acreditavam que estavam também capturando a alma desses animais, o que lhes facilitaria as caçadas seguintes. Mas se trata apenas de uma hipótese.

Assista aqui a animação de uma visita à Caverna de Lascaux (Dordogne, na França).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 6

  1. Em qual período histórico foram realizadas as pinturas rupestres e o que elas retratavam? Qual “estilo” de arte atual se assemelha a elas e por quê?

    1. Creio que o período seja Antropoceno, pois é o período em que vivemos. Essas pinturas possuem aproximadamente 17.000 anos. Algumas eram feitas com tinta ou ouro assopradas por um objeto oco (provavelmente osso).

    2. Essas artes foram feitas no período Paleolítico, quando os homo sapiens ainda moravam em cavernas. O estilo da arte é Figurativo Naturalista pois representa algo da natureza da forma mais parecida possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress