Artemísia Gentileschi, rara representante do Movimento Barroco. O olhar da mulher, que se inclina para aplicar tinta na tela, sugere uma concentração intensa.
Sua pose cria uma forte diagonal no quadro, característica da pintura desse movimento artístico.
A imagem é adequadamente poderosa para representar a pintora do século XVII, uma personalidade que alcançou sucesso contra todas as chances num mundo praticamente masculino.
No entanto, a pintura é bem mais que um autorretrato e pretende mostrar, também uma representação da arte da pintura.
Desde meados do século XVI havia na arte italiana a tradição de pintar a mulher como a personificação da pintura, assim como das artes irmãs da escultura e da arquitetura.
O quadro foi registrado primeiro na coleção de Carlos I e Artemísia provavelmente o pintou quando estava em Londres, trabalhando em sua corte.
Os pintores da época gostavam de destacar o lado intelectual de sua arte.
No entanto, o braço forte de Artemísia parece sugerir que, numa profissão predominantemente masculina, ela não tem medo do trabalho físico que o ofício demanda.
O rosto bonito, porém severo, da pintora é coroado por uma massa de cabelos desordenados.
O penteado é parte de uma imagem padrão da pintura – representada pela figura feminina nas obras de arte – e mostrava a “fúria da criação”.
Na mão esquerda a pintora segura uma paleta e pincéis.
A forma vagamente indicada sob a paleta talvez represente a pedra em que os artistas costumavam moer as obras primas para fazer as tintas.
Seu trabalho envolvia, além da elevada inspiração, um artesanato trabalhoso.
Agora é a sua vez! Faça o seu autorretrato realizando uma atividade artística. Pinte com cores vibrantes, usando os fortes contrastes como nas obras Barrocas.
Fotografe a sua obra e compartilhe nas mídias sociais #historiadasartestalento
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Grata pelas informações !