Pesquisar
Close this search box.

Capela da Nonna no Museu Casa Portinari

Kit de iluminação de vídeo LED, kit de vídeo Vlog da Andoer para telefone com tripé de mesa, suporte de telefone com microfone frio, luz de vídeo LED, obturador remoto para YouTube/transmissão ao vivo/maquiagem

O Museu Casa de Portinari é um complexo constituído de uma casa e anexos que são resultados de sucessivas ampliações, revelando a simplicidade típica do interior.

Nos jardins da casa, em um cômodo anexo à residência, encontra-se a Capela da Nonna, avó, em italiano. Construída em 1941, a pedido de Candido Portinari, o local foi um presente para sua avó que, por conta da idade avançada e pouca saúde, não conseguia mais se deslocar até a igreja para assistir à missa e orar.

Na capela, o artista executou pinturas murais, utilizando a técnica têmpera, e representou os santos preferidos da avó, com fisionomias de familiares e amigos. A primeira missa no local foi celebrada pelo padre Francisco Siino, no dia 1º de março de 1941, com a presença de Candinho, como era chamado pelos seus familiares.

Segue o detalhamento das pinturas da Capela da Nonna:

São João Batista. Portinari teve seu irmão Luís (Lói) como modelo para essa pintura. João Batista realizava batismos como rito de purificação e conversão ao cristianismo. Aparece aqui ainda muito jovem ao lado de um cordeiro.

A visitação. Nessa pintura, a esposa Maria Victória e a irmã Olga posaram para Portinari, representando Santa Isabel e Nossa Senhora, respectivamente. Isabel e Maria eram primas. Isabel foi mãe de João Batista e Maria, de Jesus.

Jesus. Para representar, Jesus Cristo, Portinari teve um amigo como modelo. Nessa obra, Jesus prega o Evangelho fazendo um gesto como a indicar um caminho que é ele mesmo que conduz ao Pai, com a mão esquerda ao lado do coração.

Vaso rosa. Portinari pintou flores para os lados do altar da capela para que ficasse sempre florida.

Santa Luzia. Nessa pintura, a irmã Ida pousou para Portinari. Luzia de Siracusa, mártir cristã, entre as maiores dos primeiros séculos que por não querer renegar sua fé foi entregue a libertinos que, depois de fazê-la padecer de humilhações e tormentos, a degolaram. Seu nome em latim, Lucia (derivado de lux, luz). costuma ser invocada na cura das doenças dos olhos, daí carrega a figura de um par de olhos num prato.

São Pedro. Para essa imagem o pai de Portinari, Sr. Batista, foi o modelo. Pedro foi o chefe do grupo de apóstolos de Jesus Cristo. A figura traz duas chaves no cinto, símbolos do poder de abrir e fechar, permitir e não permitir, absolver e condenar.

Vaso azul. As flores eram homenagens aos santos e decoravam a capela para as missas que eram realizadas.

São Francisco de Assis. O irmão Osvaldo foi o modelo de Portinari para representar esse santo. Conhecido como protetor dos animais, o monge Francisco foi pintado com um pássaro pousando em sua mão.

A Sagrada Família. Um casal de amigos e um sobrinho de Portinari foram modelos para essa obra. A pintura traz Maria, José, o Menino Jesus e um pombo que, no cristianismo, simboliza o Espírito Santo ou a presença de Deus.

Santo Antonio de Pádua. Portinari teve como modelo para esse santo um de seus amigos. Seu filho João Candido pousou para a pintura do Menino Jesus. Antonio de Lisboa foi um monge franciscano português, pregador e missionário entre os muçulmanos e hereges, morto em Pádua. É representado com o Menino Jesus nos braços e conhecido como protetor dos pobres e dos casamentos.

agenda

Museu Casa de Portinari. Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski – SP. Aberto de terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada gratuita.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.