Pesquisar
Close this search box.

Castel del Monte | Puglia | Itália

Kit de iluminação de vídeo LED, kit de vídeo Vlog da Andoer para telefone com tripé de mesa, suporte de telefone com microfone frio, luz de vídeo LED, obturador remoto para YouTube/transmissão ao vivo/maquiagem

O Castel del Monte, localizado a 60 km de Bari, situado a 18 km de Andria (região da Puglia no sul da Itália).foi inserido na lista de Patrimônios da Humanidade pela UNESCO.

Segundo o Comitê da Unesco, o Castel del Monte possui um valor universal excepcional pela perfeição de suas formas, pela harmonia e pela fusão de elementos culturais do norte da Europa, do mundo muçulmano e da antiguidade clássica.

O castelo, construído no século XIII, que domina – com a sua estrutura octogonal maciça -, o pequeno trecho da Murgia ocidental, situado a 18 km de Andria (região da Puglia no sul da Itália).

Segundo o Comitê da Unesco, o Castel del Monte possui um valor universal excepcional pela perfeição de suas formas, pela harmonia e pela fusão de elementos culturais do norte da Europa, do mundo muçulmano e da antiguidade clássica.

Castel del Monte

É uma obra-prima única da arquitetura medieval, refletindo o humanismo de seu fundador: Frederico II da Suábia.

Construído por volta de 1240, Castel del Monte se tornou a sede permanente da corte de Frederico II di Svevia de Hohenstaufen, soberano do Reino da Sicília.

O monarca, apelidado de “Estupor Mundi” (maravilha do mundo) pelo ecletismo e pela vastidão da sua cultura, deixou em hereditariedade ao seu Castelo todo o mistério que circundava a sua figura.

Detalhe interno com janela para refletir a luz externa do Castel del Monte

O rigor matemático e astronômico do seu planejamento, baseada no oito como um número guia, e o seu posicionamento, projetado de modo a criar simetrias particulares de luz nos dias de solstício e equinócio, criaram um simbolismo que fascina os estudiosos há séculos, deixando aos visitantes uma sensação de enigma para ser vivenciado.

Vista aérea do Castel del Monte

Além disso, a esta construção militar, curiosamente faltam ao Castel de Monte os elementos que caracterizam a maioria dos monumentos militares do período, como as paredes, o fosso e os estábulos.

Oito são os lados do Castelo na planta, oito salas do piso térreo e do primeiro andar em planta trapezoidal disposta de modo a formar um octógono, e oito são as torres imponentes, obviamente octogonais, dispostas em cada um dos oito cantos.

Acredita-se que no pátio interno estava presente uma piscina também octogonal.

Pátio interno do Castel del Monte

A sólida compacidade do calcário misturado com o quartzo das fachadas é riscada por cada lado das janelas monofore (janela com apenas uma abertura) no primeiro andar, bifore (janela arqueada dividida em duas partes por uma coluna ou um pilar) no segundo, e em um caso trifora (janela cujo compartimento é dividido em três luzes por colunas; é típico do estilo gótico).

Janela com apenas uma abertura do Castel del Monte

A entrada principal, feita em breccia corallina (pedra ornamental caracterizada por um fundo avermelhado contendo manchas [clastos] brancas, amarelas ou rosas), reproduz a forma de um arco triunfal clássico que enquadra um arco ogival, definido como “uma espécie de prelúdio para o Renascimento”.

Entrada principal do Castel del Monte

O interior, com as suas alte volte a crociera (um tipo de cobertura arquitetônica formada pela união longitudinal de duas volte a botte [é um dos sistemas mais simples de cobertura não plana, usada para cobrir áreas de forma geralmente retangular]), agora parece despir-se de todas aquelas decorações que no passado o deixaram majestoso, evidenciadas pelos restos de mármore e mosaicos praticamente desaparecidos após séculos de abandono e vandalismo.

Detalhe ambiente interno do Castel del Monte

Os dois andares são ligados no interior das torres por escadas em espiral dispostas em sentido anti-horário, ao contrário das outras construções defensivas da época. Particularmente interessante é a instalação hidráulica dos sanitários, de origem oriental.

Castel del Monte. Strada Statale 170, Andria BT, Itália. Aberto de segunda a domingo, das 10h as 18h.


COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Castel del Monte | Puglia | Itália. História das Artes, 2025. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/castel-del-monte-puglia-italia/. Acesso em 25/07/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress