Pesquisar
Close this search box.

Como se faz uma escultura de metal?

Mini Projetor Portátil 5G Wifi 6 BT 5.0 Android 11, Projetor 4K 1080P Full HD Suporte 8000 Lumens, Projetor Led Auto de Correção Trapezoide Horizontal, 180°Girável Projetor para Telefónico

Como são feitas as esculturas em cobre?  Como as que Rodin fazia as suas famosas esculturas?

Trouxemos a montagem existente na Pinacoteca do Estado de São Paulo, essa montagem explica o passo-a-passo para entender um pouco desse processo tão engenhoso…

m_etapa-1m_etapa-1
Modelo

foto-2-modelo

Modelo em gesso do estudo de Adão (elemento da Porta do Inferno), de Auguste Rodin.

Etapa 1

m_etapa-1

O modelo em gesso é recoberto por uma camada de silicone e poliuretano, formando um negativo – ou molde – do modelo original.

Etapa 2

m_etapa-2

Um material refratário (que suporta temperaturas elevadas) é derramado no molde de silicone.

Etapa 3

m_etapa-3

São retirados três a quatro milímetros da espessura do material refratário antes de assentá-lo outra vez no molde de silicone.
O espaço vazio é preenchido com cera derretida.

Etapa 4

m_etapa-4

Quando a cera esfria e seca, o molde de silicone é aberto. A cera, fiel ao modelo em gesso, recebe a assinatura do escultor, o número da tiragem e o selo de fundição.

Etapa 5

m_etapa-5

Condutores metálicos são fixados em volta da peça de cera.

Etapa 6

m_condutores

A cera recebe um revestimento cerâmico de cerca de um centímetro de espessura. O conjunto é levado ao forno (até 750ºC), onde a cera derrete e a cerâmica é queimada, tornando-se resistente. A cera escoa pelos condutores inferiores e se perde – daí o nome deste método de fundição.

Etapa 7

m_etapa-7

Em seguida o bronze em estado líquido é derramado a 1150ºC pelos condutores superiores, substituindo a fina camada de cera.
Após o resfriamento, os condutores são removidos, o revestimento cerâmico externo é quebrado e o material refratário no interior da peça é retirado (a escultura é oca).

Escultura pronta

m_obra-pronta
Depois, a escultura passa pelo cinzelamento, que consiste em fazer desaparecer as rebarbas da fundição e as marcas deixadas pelos condutores metálicos. Muitas vezes o bronze ainda recebe uma pátina – reação química que produz uma película de cor na superfície do metal.

As esculturas de metal fundido são feitas em fundição, na qual com instalações e instrumentos próprios para derreter o material em altas temperaturas sem danos para quem as manuseias.

Geralmente os artistas tem fundições contratadas para fazer a etapa do derretimento do metal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress