Quando os europeus chegaram aqui, na terra que hoje chamamos de Brasil, ficaram muito tempo realizando apenas expedições de reconhecimento e “tomando conta” da terra que tinham encontrando principalmente pela madeira aqui existente o pau-brasil.
A primeira manifestação da arte que os europeus fizeram já nas nossas terras foi a Arquitetura: fortalezas e construções religiosas.
Com a divisão da terra em Capitanias, surge a necessidade de construir moradias para os colonizadores que aqui chegavam e engenhos para a fabricação do açúcar.
A arquitetura era bastante simples, com estruturas retangulares e cobertas de palha sustentada por estruturas de madeira inclinada.
Essas construções foram chamadas de “Tejupares”, palavra em tupi guarani com o significado tejy = gente e upad = lugar.
Pela falta de mão de obra, a técnica escolhida foi a taipa.
Essa técnica foi ensinada pelos operários de construção que vieram de Portugal e pelos padres religiosos que foram importantes na orientação dessas edificações.
Até hoje a técnica de taipa é utilizada em vilarejos, cidades do interior e de pescadores. Com essa evolução começam a aparecer as capelas, os centros das vilas, dirigidas por missionários jesuítas.
Nas capelas há crucifixo, a imagem de Nossa Senhora e a de algum santo, trazidos de Portugal. Floresciam as igrejas em todos os lugares onde chegavam os colonizadores, especialmente no litoral.
Proposta: Construção de uma casa de taipa
Material: palitos de dentes redondos, cola branca, tesoura, argila, papelão duro para a base, palha, caixa retangular vazia (ex.: de sapatos), papel camurça verde, cartolina,
Modo de fazer:
Prepare a base cobrindo o papelão colando o papel camurça.
Recorte portas e janelas na caixa retangular e cole os palitos redondos sobre toda a caixa.
Cubra os palitos com argila.
Prepare o “telhado” com cartolina e cole sobre ela a palha.
Fixe a cobertura na casa e coloque a casa na base de papelão revestida de papel camurça, passando cola por baixo da caixa para deixa-la firme.
Enfeite ao redor da casa com plantas, cercas e tudo o que você imaginar que usavam nas primeiras construções europeias no Brasil. A sua casa de taipa está pronta!
Fotografe e compartilhe nas nossas mídias sociais #historiadasartestalento
Respostas de 2
a chei bem interesante ,o bastante para voltar agui mais vezes pois gostei bastante me ajudou na trabalho gue a uma hora atraz nem sabia [disculpe pela palavra NEM e gue o e estranho sem o gue nao vonsigo escrever direito vlotando sou a republica dominicana e amei essa pagina bastante interesante na minha opiniao .
Obrigado, continue nos acompanhando.