A técnica utilizada por George Seurat, pintor francês, baseia-se nos estudos realizado pelos cientistas da sua época, que haviam descoberto sobre o funcionamento do olho humano, como age a retina para formar as imagens. Aliando esse conhecimento ao estudo das cores e sobre as possíveis adições entre elas, deu início a uma forma de pintura, que é muito utilizada no início do fazer artístico em sala de aula.
Seurat não misturava as cores na paleta, mas pretendia que o olho de quem as visse fizesse a mistura e resultasse na cor idealizada pelo artista. As cores puras eram colocadas lado a lado na tela, Essa forma de pintar recebeu o nome de PONTILHISMO ou DIVISIONISMO.
Uma das pinturas mais conhecidas que Seurat criou foi a “Tarde de Domingo na Ilha de Grand Jatte”.
Veja um detalhe ampliado para perceber quantas cores Seurat usou para dar o efeito desejado.
Nota-se as cores primárias lado a lado formando as cores secundárias, que por sua vez misturadas com as cores primárias novamente, formam as terciárias.
Cores Primárias: azul, vermelho e amarelo
Cores Secundárias: verde, laranja e roxo ou violeta
Cores Terciárias: verde amarelo, azul verde, azul roso, carmin ou vermelho roso, vermelho laranja e amarelo laranja.
Obs.: as cores terciárias podem receber outros nomes, dependendo do local onde estão descritas, mas o importante é lembrar que elas se formam na soma de uma secundária com outra primária.
É simples para lembrar:
1 cor primária + 1 cor primária = 1 cor secundária
1 cor secundária + 1 cor primária = 1 cor terciária
Essa é a magia do Pontilhismo, lembrando que para isso acontecer é preciso que elas fiquem lado a lado.
Quando os pontos os estão colocados lado a lado, mas de forma muito grande, os olhos não conseguem misturar as cores.
Quando os pontos estão pequenos e bem próximos uns dos outros e na medida em que aproximamos e afastamos os nossos olhos , eles irão se confundindo e misturando as cores.
Para dar um efeito de maior luminosidade nas cores e fazer o sombreado das figuras, Seurat usava colocar lado a lado, também, as cores complementares ou contrastantes.
Elas são chamadas assim porque uma não precisa da outra para sua formação, porém, elas se completam e colocadas uma ao lado da outra dá um efeito muito bonito.
A cor complementar do azul é a laranja; do vermelho é o verde; e do amarelo é o roxo ou violeta..
Analisando outra obra de George Seurat.
Esse quadro Seurat fez entre 1888 e 1890. Essa jovem muito séria era sua a noiva.
O artista aproveitou o pó de arroz (usado na maquiagem) para mostrar a sua técnica. A “nuvem” de pó se fragmenta em inúmeros pontos compondo a imagem com os outros pontos coloridos.
Perceba o cabelo da moça. Sabe quantas cores Seurat usou para que os nossos olhos pudessem enxergar o castanho. Usou: vermelho, azul e laranja.
Faça uma experiência no seu computador: escolha uma imagem e vá ampliando, ampliando e observe com quantos pontos ela é formada.
Aproveite um desenho que você fez ou uma imagem do seu livro de colorir e faça novas experiências utilizando a harmonia cromática para criar um colorido inesperado com a técnica do pontilhismo.
Como ficou? Você curtiu entender e produzir trabalhos ao estilo pontilista?
Compartilhe sua experiência conosco através das nossas redes sociais usando #historiadasartestalento
Respostas de 4
São muito lindas as obras de arte
Gostei muito de conhecer o Geoge Seurat ,e conhecer o trabalho dele
Olá Stephany, agradecemos seu elogio. Continue pesquisando seus temas preferidos por aqui.
Abraço
Muito instrutivo. Parabens !