A maior moeda de ouro do mundo foi roubada na madrugada do dia 27 de março de 2017 do Museu Bode em Berlim. A polícia confirmou o desaparecimento da peça, que pesa 100 quilos de ouro puro, tem 53 centímetros de diâmetro e 3 e espessura.
A moeda está avaliada em 3,74 milhões de euros (cerca de 12,6 milhões de reais). Foi cunhada pela Real Casa da Moeda Canadense em 2007 e entrou para o livro Guinness dos Recordes como a maior moeda de ouro do mundo.
Existem apenas cinco exemplares dessa peça, que é conhecida como Big Maple Leaf porque uma das faces tem três folhas dessa árvore, que é o símbolo do Canadá. A outra face exibe a imagem da rainha Elizabeth II.
A peça estava no Museu Bode, na famosa ilha dos Museus de Berlim. Estava protegida por um vidro à prova de balas, mas os ladrões conseguiram quebrá-lo. A polícia acredita que, devido ao peso da moeda, ao menos duas pessoas cometeram o roubo. Um vigia do museu deu o alarme do desaparecimento da peça em torno das 4 horas da manhã (11 horas de domingo em Brasília).