A estátua de bronze Mater Naturae foi realizada pelo escultor napolitano Lello Scorzelli (1921-1997) e está localizada sobre uma rocha encravada na Baía de Lord Byron na cidade de Portovenere.
Na Baía de Lord Byron encontra-se a “Gruta Byron”. Trata-se do lugar escolhido pelo poeta inglês para momentos de meditação; e, que segundo a lenda, nadou pelo Golfo de La Spezia, de Portovenere a San Terenzo, para alcançar seu amigo o poeta P.B.Shelley. Há mais de 35 anos acontece a Byron Cup, um evento de natação dedicado a Lord Byron. A travessia atrai nadadores de vários países para uma competição desafiadora, pois, a travessia cobre uma distância de 7,5 Km com trechos no mar aberto e muitas vezes está sujeita aos ventos.
Portovenere foi ocupada desde tempos pré-históricos e romanos. A Igreja de São Pedro foi erguida em um local que se acredita ter sido um templo a Vênus, Venere em italiano, a partir do qual foi batizada Portovenere (ou Porto Venere).
A cidade era um reduto de Genoveses durante a época medieval e foi fortificada como uma defesa contra Pisa. A batalha com os aragoneses em 1494 marcou o fim da importância de Portovenere. No início do século 19, ficou popular entre poetas ingleses.
Portovenere constituí junto com suas três ilhas, Palmira, Tino e Tinetto, o Parque Natural Regional de Portovenere e está catalogada como Patrimônio Mundial da UNESCO junto com as cinco joias da Ligúria, conhecidas como El Cinque Terre (As Cinco Terras).