O Museu, mantido pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, tem como principal objetivo preservar a memória e difundir a história do pintor Candido Portinari e está localizado em Brodowski, 343 km da capital paulista.
Antiga residência de Candido Portinari, representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.
O complexo é constituído de uma casa principal e anexos que foram construídos em sucessivas ampliações. A simplicidade típica do interior é a maior característica do Museu que foi inaugurado em 14 de março de 1970.
O acervo artístico do Museu Casa de Portinari constitui-se, principalmente, de trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, ou seja, as pinturas, nas técnicas de afresco e têmpera, têm como suporte as paredes da casa.
A temática é predominantemente sacra, exceto as primeiras experiências do artista neste gênero. O acervo também contempla uma coleção de desenhos, linguagem expressiva e significativa na produção de Candido Portinari, presente em todos os momentos de sua carreira.
O Museu ainda abriga objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições.
No conjunto, destacam-se o ateliê com os objetos de trabalho do artista e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó que, por estar doente, já não podia ir à igreja para assistir à missa e orar.
Museu Casa de Portinari. Praça Candido Portinari, n° 298 – Brodowski – SP. Aberto de terça a domingo, das 9h às 18h.
Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.