Pesquisar
Close this search box.

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – MASMT

Croshom Kits de arte de flores silvestres com diamantes para adultos, pintura de diamante 5D para adultos, kits de arte de pedras preciosas para presente de decoração de casa (40,6 x 30,5 cm)

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, MASMT, foi fundado em 10 de março de 1980.

Situa-se no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, uma edificação de estilo eclético de 1858 que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, uma construção neogótica de 1918.

O Seminário da Conceição foi o primeiro estabelecimento secundário da Província, especialmente idealizado para a formação de seminaristas.

Esteve de 1858 a 1888 sob gestão direta e exclusiva dos sacerdotes seculares.

Pelos lazaristas, foi administrado de 1890 a 1893 e, finalmente, pelos franciscanos da Ordem Terceira Regular, de 1904 a 1925.

Atendendo a circunstâncias diversas no tempo, o Seminário transformou-se em enfermaria durante a epidemia da varíola de 1867 e em quartel-general durante a luta entre os partidos políticos em 1906.

Abrigou, ainda, o Instituto Histórico e Centro de Letras de 1922 a 1956.

Em 1964, a ação religiosa do Seminário transferiu-se para o Seminário Cristo Rei, em Várzea Grande.

No ano de 1977 a Fundação Cultural de Mato Grosso efetuou o tombamento das edificações a nível estadual.

Em âmbito municipal, foi tombado em 13 de dezembro de 1983 como Paisagem Natural – o Morro e os Imóveis.

O passeio ao Museu de Arte Sacra de Mato Grosso já se torna interessante por sua importância arquitetônica, já que é considerado um dos mais importantes monumentos de estilo eclético que exibe combinações de elementos que podem vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica.

O Museu foi fundado em 10 de março de 1980, e ali foram reunidas diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa, e por doações particulares.

Em 1992, o Seminário e o Museu foram fechados.

As portas foram reabertas ao público em dezembro de 2008, depois de concluída a primeira etapa do processo de restauração do Seminário.

Atualmente a missão do Museu é preservar, conservar, divulgar e transmitir a memória e a história acerca de seu acervo, assim assegurando o acesso dos visitantes aos bens do acervo em exposição, através de políticas que contemplam ações educativas, culturais e de pesquisa ao público visitante.

As coleções do acervo são compostas de alfaias, pratarias, imagens, paramentos, retábulos e indumentárias provenientes dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX que levam os visitantes do Museu a uma viagem no tempo.

Apesar dos problemas enfrentados desde a sua criação, o MASMT tem desenvolvido projetos e ações em diversas áreas, buscando parcerias para as realizações.

Uma dessas parcerias foi firmada com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir de 2009, através do Departamento de História.

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – MASMT Praça do Seminário, Rua Clóvis Hugney, 239 2º Andar, Dom Aquino, Prédio Seminário N. Sra. da Conceição – Cuiabá – MT / Brasil. Aberto de terça a sábado, das 9h às 17h

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.