Inaugurado em 11 de Novembro de 2017. O mais novo museu dos Emirados Árabes fica numa ilha chamada de Saadiyat Island ou Ilha da Felicidade, que contará também com outros museus de peso: o Museu Nacional, projetado por Norman Foster, o Guggenheim, de Frank Gehry, uma galeria da New York University e outros projetos estão em andamento.
Em 7 de março de 2007, o Museu do Louvre em Paris anunciou que associaria o seu nome ao deste novo museu, como parte de um acordo de trinta anos entre a cidade de Abu Dhabi e o governo francês.
O museu, desenhado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, tem uma área total de 24 000 m², sendo 8 000 m² de espaços internos e o custo da construção está estimado entre 83 e 108 milhões de euros.
É a primeira filial do Louvre fora da França, além do museu ser de primeira linha, o projeto Jean Nouvel por si só já é uma obra a ser admirada.
O domo que é marca registrada do edifício e é chamado de “Chuva de Luz” pesa nada menos que 7.500 toneladas, o mesmo peso da Torre Eiffel, em Paris.
O espaço exibe obras de arte de todo o mundo, focando principalmente as pontes entre a arte ocidental e a arte oriental.
Desde o início de 2009, o Louvre Abu Dhabi começou a adquirir obras para sua coleção permanente.
A coleção conta hoje com obras da Antiguidade até ao século XX.
A coleção do museu Louvre Abu Dhabi é organizada de forma cronológica e narra, de forma didática através de 12 capítulos, a história da humanidade, desde os primeiros objetos da Pré-História até a arte atual.
Cada um está focado em temais e ideias que têm conexões entre si no desenvolvimento da humanidade.
Apesar de as leis sobre locais não-islâmicos serem bastante rígidas nos Emirados Árabes, uma das galerias do Louvre exibe exemplares medievais do Alcorão, da Bíblia e da Torá.
O museu receberá quatro exposições temporárias todos os anos. A maior parte delas ocorrerá em colaboração com o Louvre de Paris, mas terá também a parceria de outros 13 museus franceses, entre eles o Centre Georges Pompidou, o Musée d’Orsay e Versailles.
O Louvre abriga uma coleção de mais de 600 obras de arte, sendo que destas, 300 são empréstimos de museus franceses.
Entre as peças em exibição estão a “La Belle Ferronnière”, de Leonardo da Vinci, “Napoleão Atravessando os Alpes”, de Jacques-Louis David e “Fonte de Luz”, uma estátua de cristal de Ai Weiwei.
A coleção permanente possui mais de 600 objetos próprios e emprestados de outros museus.
Entre suas obras mais valiosas se encontram pinturas de artistas como Manet, Magritte e Leornardo da Vinci, além de esculturas antigas, entre as quais podemos destacar a de Ramsés II.
Museu Louvre de Abu Dhabi. Ilha de Saadiyat, Abu Dhabi – Emirados Árabes. Aberto de terça, quarta, sábado e domingo, das 10h às 20h. Quinta e sexta, das 10h às 22h.
Fique atento! O horário pode ser modificado. Consulte sempre o site oficial da instituição.