A história de como o Museu Nukus foi estabelecido e desenvolvido é tão única quanto a coleção. O museu é um tesouro que ilustra períodos culturais do século 3 a.C. até o presente.
O Museu Nukus está dividido em cinco departamentos, sendo:
- Vanguardas de Uzbequistão das décadas de 1920-1930;
- Vanguardas Russas do século 20;
- Arte contemporânea de Uzbequistão;
- Arte Folclórica de Karakalpak (pequeno grupo étnico seminômade com história primordial e cultura original da região);
- Arqueologia e antiguidade de Khorezm.
O fundador do museu, Igor Vitaleivich Savitskiy, primeiro visitou Karakalpakstan como pintor em 1950 para participar da Expedição Arqueológica e Etnográfica Khorezm.
Khorezm é uma das terras mais antigas das regiões fronteiriças indo-iranianas do norte da Ásia Central, conhecida por textos persas, chineses e gregos.
Desde os primeiros dias da sua estadia, ele ficou muito fascinado com a natureza incomum local, pessoas, história e arte.
Savitskiy coletando itens da arte popular e aplicada observou que esta arte desapareceria rapidamente. Ocorreu-lhe a criação de um museu, inaugurado em fevereiro de 1966.
O reconhecimento oficial da atividade e coleção de Savitsky ocorreu em 1991, após a dissolução da União Soviética, quando o Museu Nukus se tornou acessível para especialistas em arte estrangeira, jornalistas, diplomatas e empresários com sede em Tashkent, capital do novo Uzbequistão independente.
Correspondentes de empresas internacionais de radiodifusão, jornais e revistas começaram a contar a incrível história de Savitsky e os fatos paradoxais da história do seu museu.
A Coleção Savitsky continua a desenvolver este reconhecimento internacional como um dos museus mais espetaculares da atualidade, pois, possui um acervo de 90.000 itens.
Museu Nukus. Rsaev Street, Nukus, Karakalpakstan, Uzbequistão. Aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h, sábado e domingo, das 10h às 16h.
Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.