O Portão do Mercado de Mileto é um grande monumento de mármore no Museu de Pérgamo em Berlim, Alemanha. Construído em Mileto no século II d.C. e destruído em um terremoto no século X ou XI.
Erguida no século II d.C., a Porta de Mileto era a entrada monumental do mercado da antiga cidade de Mileto, um importante centro comercial da Ásia Menor. Seus 17 metros de altura e 29 metros de largura a impunham como um marco arquitetônico, um símbolo da prosperidade e do poder da cidade. Suas colunas esbeltas, seus relevos intrincados e seus arcos majestosos convidavam os visitantes a adentrar em um mundo de opulência e sofisticação.
No início dos anos 1900, foi escavado por uma equipe arqueológica alemã, reconstruído e colocado em exibição no museu de Berlim. Apenas fragmentos sobreviveram e a reconstrução envolveu material novo e significativo, prática que gerou críticas ao museu. O portão foi danificado na Segunda Guerra Mundial e passou por restauração na década de 1950. Outras obras de restauração ocorreram na primeira década do século XXI.
Da mesma região, também foram trazidos mosaicos, expostos no chão. Ainda nesta sala, o Trajaneum Hall exibe peças do Templo de Artêmis, século II a.C., vindas diretamente da antiga Pérgamo.