Claude Monet, pintor impressionista, passou a maior parte de seus anos de infância e adolescência na Normandia, absorvendo seus pitorescos locais costeiros, vilas e suas paisagens.
No verão de 1867, Monet pintou várias obras em ‘plen air’ (ao ar livre) em Sainte-Adresse, a praia e a regata em Sainte-Adresse são exemplos desse período.
Embora não haja evidências de que ele desejasse exibir ou vender essas pinturas como um par, elas são de tamanho semelhante e retratam o mesmo trecho de praia de aproximadamente o mesmo ponto de vista.
Ambos referem a coexistência da vida local e turística em Sainte-Adresse.
Em “Praia de Sainte Adress” o pintor retrata a praia na maré baixa, dominada por pescadores nativos e seus barcos de trabalho de navegação escura com os três pescadores e seus barcos encalhados à esquerda.
O artista registra o significado do trabalho local.
Em Regata em Sainte Adress, Claude Monet pinta o mesmo ângulo da praia e acrescenta turistas na imagem.
Provavelmente ele tenha começado essas pinturas como experimentos em documentar o mesmo assunto em condições meteorológicas diferentes.
Monet revisou deliberadamente a tela, possivelmente na tentativa de falar sobre as complexas transformações sociais e físicas ocorridas em Sainte-Adresse naquele momento, que de uma simples aldeia de pescadores, que com a chegada da ferrovia, transforma-se em local turístico.
Ficha técnica
Título: A Praia em Sainte-Adresse
Autor: Claude Monet
Ano: 1867
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 75,8 x 102,5 cm
Acervo: Instituto de Arte de Chicago, Estados Unidos
Conhecendo o fascínio do pintor Claude Monet em retratar nas suas obras a cor da transparência da água em variados horários do dia, faça você também um registro colorido da água do mar, do rio, da piscina ou a água no balde em horários diversos.
Fotografe a sua obra e compartilhe nas redes sociais usando #historiadasartestalento
Uma resposta
Parabéns por criarem este site. Obrigado.