O Rijksmuseum, que em português significa ‘Museu Nacional’, é um museu holandês dedicado às artes e à história em Amsterdam. Fundado em Haia em 1800, mudou-se para Amsterdam em 1808 pelo decreto do rei dos Países Baixos Louis Bonaparte, irmão de Napoleão.
O edifício do Rijksmuseum foi projetado pelo arquiteto holandês or Petrus J.H. Cuypers e aberto em 1885. Foi construído no estilo neorrenascentista holandês, então na moda, usando elementos neogóticos históricos na forma e na decoração. Consiste em dois quadrados com um átrio em cada centro. No eixo central há um túnel com as entradas no nível do solo e da Galeria de Honra no primeiro andar. O edifício também contém uma biblioteca.
É o maior museu da Holanda. Possui coleções que vão da Idade Média aos dias atuais, de modo que nesse museu se pode literalmente caminhar através das épocas.
O museu tem em exposição 8.000 objetos de arte e história, de sua coleção total de 1 milhão de objetos dos anos 1200-2000, entre os quais estão algumas obras-primas de Rembrandt, Frans Post, Pieter de Hooch, Hendrick Avercamp, Frans Hals e Johannes Vermeer. O museu também tem uma pequena coleção asiática, que está em exibição no pavilhão asiático.
Destacamos algumas das suas obras:
Rijksmuseum. Museumstraat 1, 1071 XX, Amsterdam, Holanda. Aberto diariamente, das 9h às 17h.
Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.