Essa pintura de Giotto faz parte de uma série que decora o interior da Capela Arena, em Pádua, no norte da Itália. O tema da série é a história da vida e da paixão de Jesus Cristo.
Aqui, Giotto celebra um dos eventos cristãos mais felizes, um fato central na história do Natal: a chegada dos Reis Magos, os três sábios do Oriente que vieram adorar o Salvador recém-nascido, trazendo presentes ouro, incenso e mirra (Mateus 2). Eles foram levados até o Salvador por uma estrela que surgiu no oriente (Mateus2:2).
Giotto introduziu uma nova dimensão na arte que, na época, parecia nada menos que miraculosa: figuras que pareciam existir no espaço real e que mostravam emoções humanas reconhecíveis. Todas as pinturas da Capela Arena são afrescos verdadeiros, isto é, foram pintadas diretamente na parede da capela enquanto a argamassa ainda estava úmida, tornando-se assim parte integral do edifício.
O jovem ansioso, à direita, que cuida do camelo é um detalhe encantador e pessoal, cuidadosamente baseado na observação da vida real. Um aspecto do gênio de Giotto é a sua capacidade de indicar o caráter das pessoas e sua posição social. Essa rapaz do campo, com seu traje rústico, é um contraste para o aspecto majestoso dos Reis Magos.
Os camelos são animais pitorescos, que indicam a origem exótica do três Reis Magos. Parece, porém, que Giotto nunca vira um camelo na vida real. Seus camelos têm olhos azuis, orelhas semelhantes às de um burro e patas de cavalo.
Gaspar, o rei mago ajoelhado, é um bom exemplo de simplificação de formas que celebrizou Giotto. Ele cria uma figura clara, que o olho lê com facilidade, e ação é entendida imediatamente, por si só e como parte da história contada no quadro. A figura ajoelhada tem volume e peso – podemos perceber a forma do corpo sob a veste e o joelho amassando o tecido.
Giotto realça o papel de Cristo como “Rei dos reis” ao destacar a humildade de Gaspar. Ele colocou sua coroa no chão, aos pés do anjo, e se inclina para beijar os pés de Jesus.
A pintura do manto da Virgem deteriorou-se, revelando o desenho por baixo. A cor azul original – que é da vastidão celeste – e a postura representam Maria em seu papel simbólico como Rainha do Céu. Embora o Menino não seja realista como um bebê de poucos dias, a Virgem o segura de maneira convincente e tranquilizadora.
Giotto mostra o anjo em postura solene ao lado da Virgem, segurando uma caixa de incenso, um dos preciosos presentes trazidos pelos Reis Magos para Cristo. Os presentes trazidos pelos reis eram o ouro, simbolizando a pureza; incenso, simbolizando a divindade; e mirra – um unguento próprio para embalsamar, que alude ao posterior sofrimento e morte de Cristo.
Esta simples cobertura de madeira foi copiada de um objeto real. Giotto tentou dar-lhe aparência tridimensional . É a falta de uma teoria da arte que dá ao seu trabalho uma aparência tão direta e por vezes “infantil”. Este abrigo parece uma mesa vista de baixo – e é provável que tenha sido este objeto que Giotto estudou com tanto cuidado.
A estrela cadente que os Reis Magos seguiram aparece no fundo; mesmo aqui Giotto tentou manter o máximo de fidelidade à vida real. Em 1301 o cometa Halley fez uma de suas aparições periódicas e é evidente que foi este fenômeno, com sua cauda de fogo, que Giotto representou.
A Capela Arena é uma pequena capela particular; seu proprietário era um homem rico chamado Enrico degli Scrovegni. Todas as paredes são cobertas com os afrescos de Giotto, com suas cores vivas, e até hoje, entrar ali é como entrar numa caixa de joias. A atmosfera na capela é de profunda calma espiritual.
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Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Giotto, experimente fazer uma releitura dele ou crie uma composição que remeta ao momento do nascimento de alguém famoso, usando o material colorido que você mais gostar.
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Maravilhoso! Trabalho científico e pedagógico. Bem-haja.
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