Arte Primitivista ou Naïf

História das Artes > Sala dos Professores > Arte Primitivista ou Naïf
Arte Primitivista ou Naïf

Arte Primitivista ou Naïf (palavra de origem francesa, cujo significado é ingênuo) é um estilo artístico que não segue as regras tradicionais de representação de imagens. Geralmente os artistas primitivistas são autodidatas, isto é, aprendem sozinhos, e criam seu próprio estilo e os recursos técnicos com que trabalham.

A arte dos chamados artistas primitivos passou a ser valorizada após o Movimento Modernista, que apresentou, entre suas tendências, o gosto por tudo o que era genuinamente nacional. Um artista primitivo é alguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética.

Algumas das principais características dessa arte são: composição plana, bidimensional, tende à simetria e a linha é sempre figurativa; não existe perspectiva geométrica linear, pois o artista não utiliza as regras da perspectiva, definida pelos renascentistas, como a redução do tamanho dos objetos proporcionalmente à distância, a redução da intensidade das cores e da precisão dos detalhes de acordo com a distância; detalhamento das figuras e dos cenários, sem se preocupar em retratar a realidade; colorido exuberante.

A imagem destacada refere-se a pintura Bandeira do Divino (c.1945), realizada pelo artista brasileiro Emídio de Souza, que pode ser vista na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

2 comentários em “Arte Primitivista ou Naïf”.

Os comentários não representam a opinião do www.historiadasartes.com, a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Muito bem descrito com exemplos de artistas primitivos e exemplos de alguns artistas conhecidos e valorizados.
    Como artista , aquarelista eu quis que amigos que curtem meu atelier, pedi que fizessem pinturas primitivas e ou naif, (ingênuos). Foi muito bom e fizeram bons exemplos.
    Agradeço ajuda da descrição mais completa . Parabéns para esta publicação completa com definições e pinturas exemplificando.

    1. Olá, Vera, agradecemos seu prestígio e estamos felizes que você está curtindo nosso material.
      Se puder, divulgue nosso trabalho nas suas redes sociais. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *