Mater Naturae, Lello Scorzelli

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Mater Naturae, Lello Scorzelli
Mater Naturae, Lello Scorzelli

A estátua de bronze Mater Naturae foi realizada pelo escultor napolitano Lello Scorzelli (1921-1997) e está localizada sobre uma rocha encravada na Baía de Lord Byron na cidade de Portovenere.

Na Baía de Lord Byron encontra-se a “Gruta Byron”. Trata-se do lugar escolhido pelo poeta inglês para momentos de meditação; e, que segundo a lenda, nadou pelo Golfo de La Spezia, de Portovenere a San Terenzo, para alcançar seu amigo o poeta P.B.Shelley. Há mais de 35 anos acontece a Byron Cup, um evento de natação dedicado a Lord Byron. A travessia atrai nadadores de vários países para uma competição desafiadora, pois, a travessia cobre uma distância de 7,5 Km com trechos no mar aberto e muitas vezes está sujeita aos ventos.

Portovenere foi ocupada desde tempos pré-históricos e romanos. A Igreja de São Pedro foi erguida em um local que se acredita ter sido um templo a Vênus, Venere em italiano, a partir do qual foi batizada Portovenere (ou Porto Venere).

A cidade era um reduto de Genoveses durante a época medieval e foi fortificada como uma defesa contra Pisa. A batalha com os aragoneses em 1494 marcou o fim da importância de Portovenere. No início do século 19, ficou popular entre poetas ingleses.

Portovenere constituí junto com suas três ilhas, Palmira, Tino e Tinetto, o Parque Natural Regional de Portovenere e está catalogada como Patrimônio Mundial da UNESCO junto com as cinco joias da Ligúria, conhecidas como El Cinque Terre (As Cinco Terras).

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *