Mater Naturae, Lello Scorzelli

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Mater Naturae, Lello Scorzelli
Mater Naturae, Lello Scorzelli
   

A estátua de bronze Mater Naturae foi realizada pelo escultor napolitano Lello Scorzelli (1921-1997) e está localizada sobre uma rocha encravada na Baía de Lord Byron na cidade de Portovenere.

Na Baía de Lord Byron encontra-se a “Gruta Byron”. Trata-se do lugar escolhido pelo poeta inglês para momentos de meditação; e, que segundo a lenda, nadou pelo Golfo de La Spezia, de Portovenere a San Terenzo, para alcançar seu amigo o poeta P.B.Shelley. Há mais de 35 anos acontece a Byron Cup, um evento de natação dedicado a Lord Byron. A travessia atrai nadadores de vários países para uma competição desafiadora, pois, a travessia cobre uma distância de 7,5 Km com trechos no mar aberto e muitas vezes está sujeita aos ventos.

Portovenere foi ocupada desde tempos pré-históricos e romanos. A Igreja de São Pedro foi erguida em um local que se acredita ter sido um templo a Vênus, Venere em italiano, a partir do qual foi batizada Portovenere (ou Porto Venere).

A cidade era um reduto de Genoveses durante a época medieval e foi fortificada como uma defesa contra Pisa. A batalha com os aragoneses em 1494 marcou o fim da importância de Portovenere. No início do século 19, ficou popular entre poetas ingleses.

Portovenere constituí junto com suas três ilhas, Palmira, Tino e Tinetto, o Parque Natural Regional de Portovenere e está catalogada como Patrimônio Mundial da UNESCO junto com as cinco joias da Ligúria, conhecidas como El Cinque Terre (As Cinco Terras).

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Mater Naturae, Lello Scorzelli. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/mater-naturae-scorzelli/>. Acesso em 25 Oct 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: