Papel Arte/Arte Papel – MBA FAAP – São Paulo

História das Artes > Sala dos Professores > Papel Arte/Arte Papel – MBA FAAP – São Paulo
Papel Arte/Arte Papel – MBA FAAP – São Paulo

Para apresentar experiências e tecnologias ligadas à produção manual de papel e seu uso na arte como linguagem, o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) recebe a exposição “Papel Arte / Arte Papel”.

A iniciativa é um projeto de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Bulgária, realizado pela Ellora Ateliê e Fundação Amateras.

Dividida em três núcleos – “Ancient Messages” (Signos Ancestrais), “Raízes” e “Innovations in Paper” (Inovações em Papel) –, a exposição resgata aspectos históricos e simbólicos da cultura e da formação dos artistas e seus países.

Em “Ancient Messages”, o público poderá ver o trabalho dos artistas búlgaros Daniela Todorova e Todor Todorov, que apresentam um conjunto de obras com rolos, instalações e esculturas recriando um espaço do templo búlgaro de espiritualidade e realizações históricas.

Os artistas trabalham com símbolos encontrados em sítios arqueológicos e com documentos que foram deixados por diferentes povos que constituíram a história.

O núcleo “Raízes” mostrará o resultado da experiência das artistas brasileiras Ângela Barbour e Eliana Anghinah na Bulgária.

Eliana Anghinah apresentará a série pictórica denominada “Circulares”, construída com fibras de bananeira que trazem uma diversidade de tons, de acordo com a origem e o solo.

O círculo é utilizado na obra por estar presente na natureza e em vários objetos do cotidiano.

A intervenção em dourado remonta ao ouro presente nos tesouros da Bulgária.

Ângela Barbour apresentará uma instalação que remete às raízes presentes nos dois países – Bulgária e Brasil.

A artista utiliza papéis recortados e gravados com laser, imagens impressas em papéis especiais, livros antigos costurados com fios de ouro e linha de seda.

O objetivo é criar um espaço de reflexão, onde o visitante enxergará suas próprias referências, identificando-se com a obra.

Já “Innovations in Paper” vai trazer um recorte de obras de arte contemporânea em papel, que pertencem à coleção internacional da Fundação Amateras e já foram exibidas no Sofia Paper Art Festival, organizado pela Fundação em Sófia, na Bulgária, para apresentar inovações e ideias em arte contemporânea.

A coleção possui mais de 1.500 obras de arte de todo o mundo, entre as quais instalações, objetos, livros de artista, obras digitais, entre outros.

No MAB FAAP estarão expostos alguns trabalhos que mostram diferentes ideias, técnicas, tecnologias experimentais, novas teorias para esculturas externas e trailers de peças teatrais.

Intercâmbio cultural

O projeto de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Bulgária teve início em setembro de 2016, quando os artistas Daniela Todorova e Todor Todorov vieram ao Brasil para participar, em Brasília, do congresso em comemoração aos 30 anos da IAPMA (International Association of Hand PaperMakers and Paper Artists).

Na ocasião, houve a exposição “From Nature to Nature”, idealizada pela artista Eliana Anghinah e curada por Ângela Barbour.

A realização desse intercâmbio na produção e no uso artístico do papel está se concretizando em etapas.

Em maio deste ano, o Brasil foi homenageado no Sofia Paper Art Festival 2017, cujo conceito foi “Save the Nature with Art”.

As artistas Eliana Anghinah e Ângela Barbour participaram com as mostras individuais Earth Views e Seeds of Time.

Em outubro, ocorrerão a mostra no MAB FAAP e a Paper Art Week.

Para fechar o ciclo, Ângela e Eliana participarão do festival Sofia Paper Art e do IAPMA Congress, na Bulgária, em 2018.

O projeto conta com o apoio da Embaixada da Bulgária no Brasil e das empresas Arjo Wiggins, Trodat-Trotec e Moinho Brasil.

Exposição Papel Arte / Arte Papel

Local: MAB FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200
Entrada: gratuita
até 30 de novembro de 2017
Horário: Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 19h, entrada até às 18h.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, última entrada às 17h.(Fechado às terças-feiras, mesmo quando feriado)

Fique atento! Os horários podem sofrer alteração. Consulte sempre a instituição.

 

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *