Parque das Esculturas, Santiago do Chile

História das Artes > Museus > Parque das Esculturas, Santiago do Chile
Parque das Esculturas, Santiago do Chile

O Parque das Esculturas de Providência, primeiro do gênero na América Latina está localizado na margem norte do Rio Mapocho e da Avenida Santa María, entre as pontes Pedro de Valdívia e Padre Letelier, oferecendo uma ampla perspectiva do leito do rio Mapocho, das encostas do Morro de San Cristóbal e o tem como pano de fundo a Cordilheira dos Andes.Neste parque estão presentes as esculturas de 40 artistas, entre eles Aura Castro, Juan Egenau, Federico Assler, Sérgio Castillo, Oswaldo Peña, Lucía Waisse, Carlos Ortúzar, José Vicente Gajardo, Francisco Gacitúa e Patrícia del Canto, entre outros, que dialogam com espécies florestais naturais, durante as quatro estações do ano.

Foi inaugurado em 17 de dezembro de 1986 pela prefeita Carmen Grez e foi construído pelo arquiteto Gérman Bannen e pelo paisagista Jorge Oyarzún.

O projeto procurou enfatizar a presença do rio, criando uma costa que corria paralelamente ao seu curso, que foi construída em pedra, semelhante a que arrasta o rio. A ideia era que o caminhante se aproximasse do barulho da água e da pedra.

Neste projeto se somou uma sala de exposições subterrânea, obra também do arquiteto Bannen, inaugurada em maio de 1989. Ela foi construída em dois níveis de cimento armado e vidro, que permite expor esculturas, fotografias, desenhos, entre outras mostras artísticas.

Hoje é conhecido como o Museu Parque das Esculturas de Providência depois de ter sido admitido em 2008 pelo Conselho Internacional de Museus, como membro da categoria museu ao ar livre.

Museu Parque das Esculturas de Providência. Avenida Santa María, 2205 – Providencia – Santiago – Chile. Aberto de terça a domingo, das 9h às 19h. Entrada gratuita.

Fique atento! O horário pode sofrer modificação. Consulte o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *