Petit Palais

História das Artes > Museus > Petit Palais
Petit Palais
   

O Petit Palais é um belo edifício construído em 1900 onde são expostas coleções artísticas desde a Antiguidade até 1920. Ele também é conhecido como Museu de Belas Artes da Cidade de Paris. É um dos 14 museus da Cidade de Paris que foram incorporados desde 1º de janeiro de 2013, na empresa pública Paris Musées .

Está classificado desde 1975 como um monumento histórico pelo Ministério da Cultura da França.

Em 1894 foi realizado um concurso para a Área de Exposições e Palácio das Indústrias da Feira Mundial de 1855 foi considerado impróprio e deveria ser substituído por algo novo para a Exposição de 1900.

Arquitetos tinham a opção de fazer o que quisessem (alterar, destruir ou manter) com o Palácio das Indústrias. No final, Charles Girault venceu o concurso e construiu o Petit Palais como um dos edifícios que substituíram o antigo palácio usado para exposições.

A construção do Petit Palais começou em 10 de outubro de 1897 e foi concluída em abril de 1900.

Vista de um dos ângulos da fachada do Petit Palais, Paris

O arquiteto Charles Girault se baseou amplamente no estilo francês do final do século XVII e início do século XVIII para o Petit Palais. Além disso, seu trabalho, como o alpendre central abobadado e a arcada tripla, tem muitas referências aos estábulos de Chantilly.

O plano de Girault para o Petit Palais sofreu alterações mínimas desde o projeto até a execução. A fachada principal do edifício está voltada para o Grand Palais. O ponto focal da fachada é o portal central: “arcada central inserida em arquivolta encimada por cúpula e atingida por ampla escadaria”.

Detalhe da escadaria do Petit Palais, Paris.

Duas asas flanqueiam a entrada principal. Essas alas, continuando até os pavilhões finais (de canto), são embelezadas com colunas independentes que emolduram as janelas alta.

As janelas em arco desde as fachadas laterais até as traseiras marcam a beleza do prédio, essas grandes janelas fornecem iluminação lateral para as três galerias externas do museu interno.

Uma das alas expositiva com iluminação natural.

O exterior foi decorado com muitas esculturas contemporâneas.

Vários escultores famosos da época, como Convers, Desvergens, Fagel, Ferrary, Hugues, Injalbert e Peynot, trabalharam na decoração exterior do Museu.

Com uma área aberta no centro do edifício, esta área fechada cria um pátio semicircular, incorporado aos elementos arquitetônicos.

A intenção era usar esse jardim um espaço relaxante independente das salas expositivas.

Jardim interno do Petit Palais, Paris

As exposições estão organizadas cronologicamente, exibindo tanto pinturas, como esculturas e objetos decorativos procedentes da época do Renascimento e da Idade Média, de Paris do século XIX ou da capital durante o ano 1900.

Detalhe arquitetônico do portal de entrada do Petit Palais, Paris

O museu está dividido em dois níveis, com duas séries de salas paralelas e justapostas.

O interior do Petit Palais foi projetado para criar espaços expositivos “adequados a todos os aspectos de uma coleção:

As galerias externas para objetos, as internas para pinturas, as galerias inferiores para reservas e a rotunda de entrada e galeria principal de esculturas ”.

Detalhe revestimento em mosaico do piso e as janelas em arco de um espaço expositivo do Petit Palais, Paris.

As exposições são divididas em seções: a Coleção Dutuit de pinturas, desenhos e objetos de arte medievais e renascentistas ; a coleção Tuck de móveis do século 18 e a coleção de pinturas da cidade de Paris.

Sala das Esculturas no Petit Palais, Paris.

O museu exibe pinturas de pintores como Rembrandt , Rubens , Nicolas Poussin , Claude Gellée , Fragonard , Hubert Robert , Greuze e uma coleção notável de pintura e escultura do século19: Ingres , Géricault , Delacroix ,Courbet , Monet , Sisley , Pissarro , Cézanne , Modigliani , Carpeaux , Maillol , Rodin entre outros.

Um dos espaços expositivo do Petit Palais, Paris.

Há também uma coleção relativamente pequena, mas importante, de arte grega e romana antiga e de ícones cristãos, para a qual as primeiras e únicas obras de arte do século 21 foram adquiridas. em 2019 ( Les Mártires de Libye por Nikola Sarić ).

Um dos espaços expositivo do Petit Palais, Paris

Petit Palais. Avenue Wiston Churchill – 75008, Paris, França. Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h (quinta até as 20h para as exposições temporárias).

Fique atento! os horários podem ser modificados. Consulte o site oficial da instituição.

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Petit Palais. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/petit-palais/>. Acesso em 30 Nov 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: