Esta ignorada personagem foi durante muito tempo e erroneamente identificada com o poeta Ludovico Ariosto; mas talvez se trate de um autorretrato juvenil, um exemplo soberbo da precoce habilidade de Ticiano Vecellio para o retrato, o gênero que lhe trará a notoriedade internacional.
Ele rompe as barreiras espaciais e psicológicas entre o retratado e quem o observa, projetando o primeiro no espaço dos observadores; subverte a convenção veneziana do parapeito, atrás do qual se colocava o modelo, objeto passivo, como acontece no quadro O Doge Leonardo Loredan, de Giovanni Bellini, exposto na mesma coleção londrina.
O antebraço forma um bloco piramidal modelado pela luz de encontro ao fundo uniforme: o cinzento-azulado furta-cor da manga acompanha a força do braço e forma, com exata precisão, a vibrante luminosidade do suntuoso tecido, do qual emerge a brancura da camisa.
A seda pespontada da veste apoia-se na balaustrada, marcando a sombra, e a volumosa massa pictórica transfigura-a num objeto tridimensional, verdadeira protagonista deste “retrato de uma manga.
Rembrandt inspirou-se nesta pintura para os seus autorretratos, entre os quais o quadro Autorretrato com 34 anos, de 1640, também presente na National Gallery, depois de tê-lo admirado em Amsterdã na coleção do comerciante português Lopes.
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