Rijksmuseum

História das Artes > Museus > Rijksmuseum
Rijksmuseum
   

O Rijksmuseum, que em português significa ‘Museu Nacional’, é um museu holandês dedicado às artes e à história em Amsterdam. Fundado em Haia em 1800, mudou-se para Amsterdam em 1808 pelo decreto do rei dos Países Baixos Louis Bonaparte, irmão de Napoleão.

O edifício do Rijksmuseum foi projetado pelo arquiteto holandês or Petrus J.H. Cuypers e aberto em 1885. Foi construído no estilo neorrenascentista holandês, então na moda, usando elementos neogóticos históricos na forma e na decoração. Consiste em dois quadrados com um átrio em cada centro. No eixo central há um túnel com as entradas no nível do solo e da Galeria de Honra no primeiro andar. O edifício também contém uma biblioteca.

É o maior museu da Holanda. Possui coleções que vão da Idade Média aos dias atuais, de modo que nesse museu se pode literalmente caminhar através das épocas.

O museu tem em exposição 8.000 objetos de arte e história, de sua coleção total de 1 milhão de objetos dos anos 1200-2000, entre os quais estão algumas obras-primas de Rembrandt, Frans Post, Pieter de Hooch, Hendrick Avercamp, Frans Hals e Johannes Vermeer. O museu também tem uma pequena coleção asiática, que está em exibição no pavilhão asiático.

Destacamos algumas das suas obras:

Rijksmuseum. Museumstraat 1, 1071 XX, Amsterdam, Holanda. Aberto diariamente, das 9h às 17h.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Rijksmuseum. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/rijksmuseum/>. Acesso em 23 Nov 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: