O Tríptico Donne, Hans Memling

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > O Tríptico Donne, Hans Memling
O Tríptico Donne, Hans Memling

Alguns trípticos tinham dimensões notáveis e funções de retábulo de altar; outros pelo contrário, de formatos contidos, como este, eram portáteis e os dois pequenos painéis laterais abriam-se para mostrar a ena central.À direita da Virgem está ajoelhado o nobre cortesão galês Sir John Donne, que encomendara a obra, apresentado por Santa Catarina com a espada, atributo do seu martírio por decapitação, enquanto à esquerda se encontram as mulheres Elisabeth e a filha mais velha, Anne, apresentadas por Santa Bárbara com a torre onde foi encarcerada pelo pai, símbolo d seu martírio.

Os esposos usam colares da casa de York com rosas e sóis dourados, dos quais pende o berloque com o leão de Eduardo IV.

Nos dois painéis laterais estão representados os santos onomásticos do destinatário, São João Evangelista e São João Batista, atrás do qual se descobre um provável autorretrato do artista.

Memling, de origem alemã mas trabalhando em Bruges, onde tem uma oficina florescente, enquadra a cena numa ampla galeria inundada de luz: da extremidade do horizonte luminoso provém uma claridade difusa que se cruzam, choca e reúne a luz frontal, criando uma partitura musical de luzes, sombras e penumbras versáteis

O Tríptico Donne, c. 1478, óleo sobre madeira de carvalho, painel central 70.7 x 70,5 cm, painéis laterais 70,7 x 30 cm, Hans Memling, National Gallery, Londres.
pincel

Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Hans Memling, experimente fazer uma releitura dele ou crie uma composição baseada em algum assunto religioso, usando o material que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: