Visite o Egito Antigo no CCBB SP

História das Artes > Sala dos Professores > Visite o Egito Antigo no CCBB SP
Visite o Egito Antigo no CCBB SP

Exposição interativa sobre o Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade.

Mostra que reúne 140 peças vindas do Museu Egípcio de Turim, entre amuletos, esculturas, pinturas, objetos cotidianos e litúrgicos, além de fragmentos de cerâmica utilizados para escrever mensagens, um Livro dos Mortos em papiro, sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.

A exibição é dividida em três seções: vida, religião e eternidade, que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias.

Cada área é dividida por uma cor: o amarelo para a seção da vida cotidiana; verde para a religião e azul para as tradições funerárias.

Cada seção apresenta um tipo particular de artefato arqueológico, contextualizado por meio de coloração e iluminação projetadas para provocar efeitos perceptuais.

A mostra também conta com uma seção interativa, com um vídeo 3D de monumentos que permite percorrer lugares no Egito Antigo.

Reprodução da tumba da rainha Nefertari – uma das salas da exposição Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade no CCBB SP

Os visitantes também poderão participar de atividades lúdicas, como escrever o nome em hieróglifo e tirar fotos com a esfinge e o faraó.

Uma réplica de uma escavação e um livro eletrônico mostrarão parte do material registrado pelas equipes de Napoleão (de 1798 a 1801).

Além disso, serviço de audiodescrição e objetos táteis serão disponibilizados pela equipe do Programa CCBB Educativo.

A estátua da deusa Sekhmet, divindade guerreira com cabeça de leoa, tem sua monumentalidade coroada na exposição.

A peça de 2 metros de altura e meia tonelada é feita de uma rocha chamada granodiorito e tem origem no intervalo entre os anos 1390 e 1353 a.C.

Apresentada junto a uma placa de compensado coberta com folhas de ouro, ela é uma das estrelas da mostra, composta de 137 itens originais mais três maquetes do século XIX.

Centro Cultural do Banco do Brasil SP. Rua Alvares Penteado, 112. Centro. Horário: Segunda e quarta a domingo das 9h às 21h. Grátis. Até 11 de maio.

Fique atento! Os horários podem modificar. Consulte sempre o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: