São Francisco de Assis, protetor dos animais e um dos mais conhecidos santos do catolicismo, mas bastante conhecido por inúmeras devoções pela vida e exemplos de caridade que deixou para a humanidade. Obras sobre a vida de São Francisco são encontradas ao redor do mundo artístico.
Na cidade de Belo Horizonte, para a modernização da cidade, foi criado o projeto arquitetônico-artístico denominado Complexo da Pampulha. O arquiteto Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto da Igreja de São Francisco, que possui belas curvas sinuosas.
O pintor Candido Portinari, criou o mural que ornamenta a igreja, na qual retratou uma cena da vida de São Francisco, em que ele se despoja de suas vestes diante de sua família burguesa de comerciantes.
Portinari levou em conta a mesma sinuosidade da igreja projetada pelo arquiteto.
São Francisco é a figura central da composição, cujo destaque se dá através de cores mais fortes, em tons marrons.
Em torno dele, vários grupos de personagens estão distribuídos, em cores mais sóbrias, formalizando a narrativa sobre sua vida.
Embora ainda se mostre forte, o corpo do santo apresenta sulcos profundos, com os ossos descarnados.
Uma aura branca sobre a sua cabeça.
À esquerda de São Francisco, há mulheres em oração ou em lamentação, enquanto à direita é possível distinguir um homem doente, sentado, amparado pelo santo.
Possivelmente, trata-se da figura de um leproso, envolto num lençol.
Um homem de batina traz uma criança ao colo.
O grupo de pessoas assustadas corresponde à família do santo, diante de seu gesto.
No topo do tondo (redondo, circular) alguns personagens sentem-se tocados pelo gesto de São Francisco, ao se despojar de suas vestes.
O santo tanto representa o homem que acolhe o leproso quanto aquele que segura a criança.
São Francisco não é apresentado segundo a tradição, usando um hábito rústico com um cordão.
Também não possui as chagas de Cristo nem a caveira
Ele usa trajes gastos, possui o rosto cheio de sulcos e os braços descarnados.
Seus pés e mãos são desproporcionais e rudes, como os dos trabalhadores rurais presentes na obra do artista.
A presença do cão alude ao amor do santo pelos animais.
Ficha técnica
Ano: 1945
Dimensões: 750 x 1.060 cm (em tondo)
Técnica: pintura mural a têmpera
Localização: Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha
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