O que é acervo: significa grande quantidade de algo, abundância.
É uma palavra proveniente do termo latino acervus (coleção).
Em geral, a palavra é utilizada para fazer referência a uma coleção de obras ou bens que fazem parte de um patrimônio, seja de propriedade privada ou pública.
Museus e galerias do mundo inteiro tem seu acervo, ou seja, obras de arte que são compradas ou doadas para essas instituições com a finalidade de exibi-las para um grande público e a consequente conservação adequada da obra e se necessário, seu restauro.
Uma obra doada pela filha da pintora Berthe Morisot, dá início a essas postagens.
Essa obra de Berthe Morisot, “Menina de decote, flor no cabelo” de 1893, mostra o toque livre e vigoroso e o frescor do tom característicos das obras impressionistas.
Seus tons harmoniosos de rosa e verde lembram os banhistas de Renoir.
Após a morte de Eugène Manet, seu marido e irmão do pintor Edouard Manet, Berthe abandonou cada vez mais a pintura ao ar livre para trabalhar a pintura de figuras com modelos, no atelier instalado no seu novo apartamento, na rue Weber, perto de Bois de Boulogne.
Sua filha Julie, pousou muitas vezes posado para ela, nesta fase da artista.
Entre as modelos que vieram ao estúdio estavam duas irmãs, Jeanne-Marie, reconhecível em outras pinturas por seus cabelos ruivos, e Marthe, retratada aqui com um ramo de flores em seus cabelos castanhos.
Julie e seu marido Ernest Rouart doaram essa obra ao Petit Palais de Paris e ela se encontra na sala 8 do Museu.