Pesquisar
Close this search box.

Textura Gráfica e Frottage

Lápis de Cor, Faber-Castell, EcoLápis Supersoft, 50 Cores, Multicolorido

Textura de uma superfície – Ao passar os dedos sobre superfície percebemos se são ásperos, lisos, ondulados…

No peixe ao lado (criação da artista plástica Goretti Varella), toda a “pele” que recobre a superfície é a textura, por exemplo: ao passar os dedos sobre a casca de uma abacaxi vai sentir aspereza; sobre um pedaço de algodão vai perceber maciez. E no desenho?

Existem duas técnicas: a textura gráfica e o frottage – do francês “frotter” que quer dizer friccionar.

Diferença entre as duas técnicas:

Textura gráfica: são efeitos que podemos dar a um desenho, através de pequenos traços repetidos, eles podem ser retos, na horizontal, vertical, curvos, círculos e tantos quantos a criação mandar.

A textura é utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto, não se trata de fazer uma cópia, mas de trabalhar traços para realçar a realidade do objeto que está sendo desenhado.

Utilizando papel, lápis preto, lápis colorido, canetas de ponta fina preta ou coloridas, os efeitos especiais no seu desenho.

Veja alguns exemplos:

Frottage: também são efeitos que podemos dar a um desenho, mas utilizando texturas já prontas.

Uma folha de papel colocada sobre uma superfície, que pode ser: madeira com veios, chão com piso áspero, pedaço de juta (tecido), folhas….. e com lápis macio inclinado, sempre usando a mesma pressão passar, friccionar o lápis sobre o papel capturando a textura do objeto e quanto mais forte a pressão e a cor do lápis, diferentes texturas irão se formando.

Algumas imagens de frottagge:

Inicialmente experimente diferentes linhas ou diferentes superfícies, e vendo as possibilidades que mais adequem ao seu trabalho.

Da mesma forma com a qualidade do papel, que podem ser ásperos para dar maior realismo ao seu desenho ou então, liso e brilhante para para destacar suavidade.

Alguns modelos para soltar a imaginação.

Com texturas gráficas

Com texturas feitas com a técnica de frottage

Dois artistas de épocas diferentes também usaram o recurso de texturas para suas obras:

pincel

Papel e lápis escolhidos, pesquisar a imagem que mais lhe agrade e aplicar a textura para dar mais veracidade ao seu desenho.

quadro

Fotografe e compartilhe seu trabalho nas nossas redes sociais usando #historiadasartestalento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 6

    1. Olá, Joana, estamos contantes por ajudá-la na sua nota 10! Continue pesquisando seus temas preferidos por aqui. Aproveite para seguir-nos nas redes sociais.
      Abraço,

  1. Bela iniciativa. Sobre o PEIXE. O autor indicou sua obra. e vcs interviu colocando os créditos. Uma dificuldade muito grande na internet, é a gente conseguir localizar o dono das obras, desenho texto outros, muitas vezes pesquisamos mas fica em incógnitas. que serva de alerta para os donos das obras, deixar claro os créditos, assim sera mais fácil e evitara o desprestígios ao autor.

  2. Boa tarde, me chamo goretti varella e sou artista plástica que criou o desenho do peixe que o site esta usando para ilustrar o assunto sobre textura. Agradeço terem escolhido uma produção minha, mas gostaria que colocassem nela os créditos referentes ao artista.

    1. Boa tarde,
      Pedimos desculpas pela falha, no banco de dados consultado seu nome não constava nos créditos do referido desenho.
      Falta já reparada e agradecemos o seu cuidado.
      Visite-nos sempre.
      Atenciosamente,
      Equipe História das Artes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress